Terno de Reis preserva a tradição católica em Marques de Souza

RELIGIOSIDADE

Terno de Reis preserva a tradição católica em Marques de Souza

Moradores do Distrito de Tamanduá e de Progresso percorrem localidades do interior para levar mensagem de fé

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Janeiro de 2023 às 19:59

Terno de Reis preserva a tradição católica em Marques de Souza
Grupo é recebido pelos moradores do interior com comida e bebida. Crédito: Divulgação
Marques de Souza

Fé, união e tradição. O dia de Terno de Reis, comemorado mundialmente no dia 6 de janeiro, faz parte de uma das festividades mais tradicionais da fé cristã no município.

A data católica resgata a história percorrida pelos Três Reis Magos, que de acordo com os costumes, atravessaram todo o Oriente à procura do menino Jesus para presenteá-lo com ouro, mirra e incensos.

Mantendo um costume que vem desde os tempos dos avós, há cerca de 40 anos, os moradores Iracema Lucian, Carlos da Costa, Valdir Lazzaron, Edelourdes Rossetti e Quintino Rosseti, do Distrito de Tamanduá e de Progresso percorrem as residências entre o Natal e o Ano Novo levando alegria e esperança através de cantos.

Entre às 20h e às 4h da madrugada os cantores chegam de casa em casa sendo recebidos pelos moradores entoando canções populares. Segundo Irecema, 74, o repertório envolve músicas para todos os gostos.

Além da acolhida para uma rápida visita que não dura mais que cinco minutos, os cantores são agraciados com comes e bebes. “Estou com problema de saúde, mas com ajuda dos remédios ainda consigo participar. É uma tradição muito bonita e as pessoas visitadas se sentem tão felizes pela mensagem de amor e esperança que trazemos e faz valer qualquer esforço.”

Para o prefeito Fábio Mertz (PP) é muito bonito manter esta tradição. “São demonstrações de fé, cultura e união que precisam ser preservadas. É gratificante receber a visita. Parabéns aos organizadores.”

Para saber

O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida.

Acompanhe
nossas
redes sociais