Filme “Sacada Musical” é lançado no Museu do Pão

ILÓPOLIS

Filme “Sacada Musical” é lançado no Museu do Pão

Obra conta a história do vencedor do Grammy Latino, Yamandu Costa, e sua relação com a erva-mate. Toda a equipe envolvida no projeto é da região

Por

Filme “Sacada Musical” é lançado no Museu do Pão
Filme foi exibido para autoridades, moradores e equipe que conduziu o filme. Crédito: Divulgação
Ilópolis

Local que guarda a memória da colonização do Vale do Taquari, o Museu do Pão foi sede do lançamento oficial do filme “Sacada Musical”, produzido e dirigido pelo cineasta Cleber Zerbielli. O média-metragem, que tem cenas gravadas em Ilópolis, apresenta detalhes da trajetória do artista vencedor do Grammy Latino, Yamandu Costa e sua relação com a erva-mate e o Vale do Taquari.

O filme mostra o cultivo da planta, uma das paixões de Yamandu, ao longo de todo processo de produção. A exibição contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Ilópolis, além de membros da comunidade e da equipe que conduziu as etapas do filme, desde planejamento até gravação e edição.

O filme é resultado do trabalho de pesquisa de Cleber Zerbielli, que há anos se dedica ao estudo da história regional. Amigo pessoal de Yamandu, ele soube unir, em 30 minutos de vídeo, cultura, história, música e erva-mate. “Eu conhecia o Yamandu e não sabia, por exemplo, que mesmo convivendo com o mate todos os dias, ele não conhecia um pé de erva-mate”, conta o cineasta, destacando que o artista literalmente não sobe ao palco sem a cuia na mão. “São histórias e descobertas que esse projeto nos trouxe e que fazem toda diferença”, finaliza.

Yamandu Costa. Crédito: Divulgação

Também é destaques da produção o “Quinteto Canjerana”, grupo popular conhecido pela interpretação de arranjos instrumentais, e o próprio “Canto da Lagoa” – o maior evento de música de Encantado. Maurício Horn, músico que integra o Quinteto Canjerana e que participou do filme, destaca a genialidade de Yamandu Costa. “Não fizemos ensaios antes das gravações, apenas compartilhamos o repertório do que seria apresentado. E ele (Yamandu) interpretou como um gênio ali mesmo”, conta.

No dia 6 de janeiro, o filme estreia nas plataformas digitais onde ficará disponível para exibição. Já em 19 de janeiro, o projeto abre as atividades da “Mostra de Cinema Musical”, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, à convite da organização do evento.

Um artista conhecido

Violonista e compositor nascido em Passo Fundo, em 1980, Yamandu Costa começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa. Aos 17, apresentou-se pela primeira vez em São Paulo, no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.

Yamandu é considerado referência mundial na interpretação da música popular brasileira. Sua criatividade musical explora as possibilidades do violão de sete cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias pelos ritmos do choro, milonga, tango, jazz, samba e chamamé.

Em 2021, o violonista saiu vitorioso do Grammy Latino, na categoria de melhor álbum instrumental, com “Bachianinha”, composta em parceria com Toquinho. A edição premiou ainda Caetano Veloso e Anavitória em evento realizado em Las Vegas.

O projeto cultural Sacada Musical conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio máster de Baldo S/A. A realização é da Gaita Produtora e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais