Autuação de motoristas alcoolizados cresce 110% em um ano

ESTATÍSTICAS

Autuação de motoristas alcoolizados cresce 110% em um ano

Balanço da PRF contabiliza que 694 condutores foram flagrados na direção sob influência de bebidas alcoólicas na BR-386 em 2022. No ano anterior, total foi de 329

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Janeiro de 2023 às 22:14

Autuação de motoristas alcoolizados cresce 110% em um ano
Foto: Arquivo/A Hora
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam aumento na fiscalização para casos de direção sob efeito de álcool. Na comparação de 2021 com 22, além de crescimento de quase 500% no número de testes de etilômetro aplicados, houve uma consequente elevação nos flagrantes.

Pelo diagnóstico, foram 15.789 testes de bafômetro no ano passado, ante 2.632 em 2021. Como resultado, uma alta de 110% nos flagrantes. Ao longo de 2022, 694 condutores foram pegos dirigindo após beberem no trecho entre Vitor Graeff, e Nova Santa Rita, área de jurisdição da delegacia da PRF de Lajeado.

Menos mortes na BR

Ao todo, foram 463 acidentes em 2022. Um pouco mais do que no período anterior, quando foram 449 colisões registradas pela PRF. Apesar dessa leve oscilação, houve redução na fatalidade. Em 2022, o total foi de 33. Três mortes a menos no trânsito pela BR entre os dois anos analisados.

O chefe substituto da PRF em Lajeado, Leandro Trilha, ressalta, que os esforços da corporação são para que nenhuma morte aconteça, e que cada vítima nas estradas é uma perda irreparável.

A partir disso, a polícia enaltece a importância de ações voltadas para a educação no trânsito. Inclusive essas iniciativas estão entre as prioridades da PRF, seja por meio de palestras em empresas e escolas, ou mesmo nas abordagens educativas, afirma Trilha.

Prisões na rodovia

Na área criminal, crescimento de 69,8% no número de prisões. Conforme a chefia, isso demonstra o esforço dos policiais em trazer mais segurança à sociedade. Foram 377 criminosos presos na BR-386 no ano passado, 155 a mais que no ano anterior (em 2021 foram contabilizadas 222 prisões).

De acordo com o chefe substituto, para 2023, a PRF de Lajeado mantém o compromisso de autuar com fiscalização efetiva e de iniciativas voltadas à educação no trânsito, tendo como objetivo reduzir o número de acidentes graves e de mortes. “Para que tais objetivos sejam alcançados, é indispensável a participação e o comprometimento de todos. Atitudes sustentadas na responsabilidade, na tolerância, no respeito e na gentileza para mais consciência no trânsito.”

Acompanhe
nossas
redes sociais