Centro de referência atendeu cerca de 150 mulheres em 2022

ESTRELA

Centro de referência atendeu cerca de 150 mulheres em 2022

Busca por acompanhamento quase dobrou após a criação do Cram. Serviço é porta de entrada para atendimento às vítimas de violência doméstica

Por

Centro de referência atendeu cerca de 150 mulheres em 2022
Espaço funciona de segunda a sexta-feira, no centro da cidade. Crédito: Karine Pinheiro
Estrela

A criação de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) no município possibilitou que vítimas de violência doméstica se sentissem mais seguras em buscar suporte especializado. Desde a inauguração em março, o número de casos atendidos quase dobrou em relação ao ano anterior.

Ao longo de 2022, cerca de 150 mulheres receberam suporte psicológico, jurídico e assistência social, bem como passaram por oficinas e atividades oferecidas pela rede de proteção. Até a criação do espaço, os atendimentos eram feitos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Em 2021 e 2020, foram registrados 76 e 89 casos, respectivamente.

A coordenadora do Cram, Ioná Carreno, atribui o aumento dos casos a diversos fatores. Ainda que o trabalho seja feito em conjunto com outros setores da rede de atendimento da administração municipal, na avaliação dela, a procura cresceu pelo fato de ter a palavra “mulher” na descrição do serviço.

“Na primeira semana em funcionamento já tivemos casos e esses números se mantiveram ao longo do ano. Isso também é resultado de um período em que as medidas sanitárias foram flexibilizadas e as pessoas começaram a sair de casa, portanto, nos procuraram. Fomos às comunidades oferecer o serviço para que conheçam e saibam que tem um centro especializado no atendimento à mulher”, destaca Ioná.

Ciclo a ser rompido

Além do suporte oferecido, o objetivo é romper o ciclo de violência doméstica. Durante a semana é oferecido oficinas com foco na recuperação da autoestima para as mulheres atendidas pelo Cram. Atividades como artesanato, pas seios, cursos de automaquiagem e culinária, bem como o incentivo à leitura ocorreram em 2022.

Acompanhe
nossas
redes sociais