Tortaria da  Neusa ilustra como usar talentos para empreender

Lajeado Empreendedora

Tortaria da Neusa ilustra como usar talentos para empreender

Empresa liderada por Neusa Beatriz de Vargas nasceu a partir da aprovação das receitas produzidas por ela para as festas da família

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Dezembro de 2022 às 16:37

Tortaria da  Neusa ilustra como usar talentos para empreender
Neusa Beatriz de Vargas criou a empresa a partir do sucesso de suas receitas nas festas da família. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Diversas pessoas começam seus negócios a partir do sucesso de ideias e capacidades individuais valorizadas pelo público. A gastronomia e a jornada da Tortaria da Neusa, em Lajeado, ilustram bem isso. Afinal, a ideia de investir nas doces receitas da empresa fundada em 2002, nasceu a partir do apreço que os convidados das festas organizadas por Neusa Beatriz de Vargas tinham por seus produtos.

Natural do interior de Estrela, Neusa cresceu ajudando os pais e entrou no mercado de trabalho cedo. Além de atuar por muito tempo numa fábrica de calçados, em Teutônia, ela trabalhou por grande parte da vida como faxineira. Nessa jornada, como todas as mulheres brasileiras, liderou a casa e a criação dos filhos. E foi neste cenário que se criou o contexto para semear o desejo por empreender.

No aniversário de seis anos da filha mais velha, Camila, todos os convidados se encantaram com o sabor da torta confeccionada por Neusa. Não demorou para que, entre elogios, alguém pedisse para ela fazer uma igual para a próxima festinha. “Não foi um crescimento rápido, mas foi gradual. Eram receitas caseiras que eu gostava de preparar. Foi uma profissão que me encontrei”, lembra.

Durante os anos 1990, Neusa operou como grande parte dos empreendedores brasileiros, driblando a falta de recursos e buscando aumentar sua produção. A jornada de crescimento começa em 2002, quando a empresa é formalmente estabelecida. Assim, na garagem de casa, Neusa ampliou sua operação e conquistou o coração dos consumidores da região. “Cada ano que passava era mais difícil. Havia momentos que precisava colocar as tortas na geladeira da vizinha porque não havia espaço na minha”, conta aos risos.

O destino era crescer. Em 2016, com uma clientela estabelecida na cidade, a Tortaria da Neusa chegou a Lajeado. Isso proporcionou à empreendedora algo novo: a ajuda de colaboradores, que aceleraram processos e ajudaram a dar conta da alta demanda. “Eu os preparo como se estivesse preparando para mim. As pessoas percebem que tem uma qualidade no produto”, analisa.

Hoje, em uma nova operação no bairro São Cristóvão, Neusa ainda lidera a operação, com uma rotina que inicia às 4h, mas que lhe traz, segundo a própria, muita realização. “É um trabalho cansativo, mas muito prazeroso. E tudo que tu faz com amor e se dedica dá certo”, conclui a empreendedora que soube transformar um talento no negócio que transformou toda sua vida.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais