Richter Gruppe tem trajetória marcada pela busca por potencializar negócios e pessoas

Lajeado Empreendedora

Richter Gruppe tem trajetória marcada pela busca por potencializar negócios e pessoas

Fundado por José Paulo Richter, em 2013, empresa tem objetivo de melhorar a vida das pessoas que vão morar ou fazer negócios em seus empreendimentos

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Dezembro de 2022 às 16:27

Richter Gruppe tem trajetória marcada pela busca por potencializar negócios e pessoas
José Paulo Richter é fundador da empresa que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas. (Foto: J. J. Silva)

Alcançar sucesso no empreendedorismo passa por diversos elementos. Entre eles, o foco na jornada a partir de objetivos bem definidos. Exemplo disso é o Richter Gruppe, fundado por José Paulo Richter em 2013, que se torna cada vez mais relevante dentro do mercado regional, mas tem sua origem vinculada aos caminhos vividos por seu fundador.

Natural de Lajeado, Richter cresceu em Canudos do Vale. Aos 15 anos, voltou a Lajeado para estudar. Filho do professor Waldemar Richter, prefeito de Forquetinha por três gestões, ele chegou a passar no vestibular de Letras. Contudo, a formação na área durou menos de 30 dias. Afinal, ele recebeu a oportunidade de fazer um intercâmbio na Alemanha.

“Foi um período muito importante para mim. Pude caminhar com as próprias pernas. Quando voltei, um ano depois, passei a dedicar um bom tempo no trabalho em favor da cultura. Foi quando a gente implantou o Parque Histórico de Lajeado”, lembra Richter.

O trabalho realizado o fez ser convidado pelo Instituto Goethe para passar mais um período na Alemanha. Todavia, essa trajetória ligada à cultura passou por uma reviravolta em 1993, quando um amigo o convidou para entrar no mercado imobiliário. “Era um modelo de negócio novo. O desafio foi sempre recebido com muita vontade e dedicação. Com foco na jornada, você vai colher resultados com toda certeza”, ponderou Richter.

O primeiro passo foi como corretor. Dentro deste cenário, seu pai o provocou: por que não transformar hectare em metro quadrado? Isso foi ao encontro de sua capacidade de conseguir visualizar um empreendimento em qualquer área de terra. Isso despertou seu lado empreendedor e deu largada a Morar Bem, seu primeiro negócio. “O empreendedorismo é potencializar negócios e pessoas”, analisa. 

Como a vida é formada por ciclos, em 2013, Richter começou a trilhar um novo caminho. E essa jornada nasce do sonho de preservar o sobrenome da família. Assim, é fundado o Richter Gruppe, pautado por iniciativas sustentáveis e empreendimentos voltados para cidades inteligentes.

“A gente não arruma terrenos apenas. A gente melhora a vida das pessoas que vão morar ou fazer negócios naquele local. Essa é uma conscientização que buscamos trazer para a comunidade que vivemos”, conclui Richter, convicto que o foco na jornada e nas pessoas é o que realmente transforma o coletivo e ilustra uma trajetória empreendedora de sucesso.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais