Wallerius Seguros nasceu da chance de seu fundador realizar o sonho de trabalhar com vendas

Lajeado Empreendedora

Wallerius Seguros nasceu da chance de seu fundador realizar o sonho de trabalhar com vendas

Há 43 anos, Gilberto Wallerius escolheu seguir um caminho diferente do restante da família na busca por concretizar o desejo de atuar no setor comercial

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Dezembro de 2022 às 16:22

Wallerius Seguros nasceu da chance de seu fundador realizar o sonho de trabalhar com vendas
Gilberto Wallerius criou uma das mais tradicionais empresas de seguros do Vale a partir do desejo de trabalhar com vendas. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

Empreender passa pela ideia de planejar e executar dentro de uma lógica de oferta e demanda do mercado. Contudo, empreender também é aproveitar oportunidades para desenvolver um trabalho que corresponda a realização pessoal. Essa é a semente, por exemplo, da Wallerius Seguros, uma das mais tradicionais empresas de Lajeado. Afinal, tudo que Giberto Wallerius, fundador da empresa, desejava originalmente era trabalhar com vendas.

Natural de Arroio do Meio, Wallerius é filho de um fabricante de balas. Desde os 16 anos, colaborou com o pai e os quatro irmãos mais velhos. Contudo, sempre expressou o desejo por trabalhar na área das vendas. Tanto é que aos 13 anos vendia pastel para os escritórios da cidade a fim de ganhar um trocado.

“Aos 18 anos, dizia ao meu pai que tinha muito chefe para pouco índio. Sempre quis tentar uma coisa diferente”, lembra.

Decidido a investir em outra área, três opções surgiram. Contudo, nenhuma evoluiu como o esperado, até aparecer, de forma curiosa, a área de seguros. Wallerius lembra que nunca havia pensado nessa possibilidade. Afinal, o número de acidentes e roubos era irrisório em todo o Vale na época.

Porém, a empresa que fazia o seguro da fábrica do pai, a Novo Hamburgo Seguros, queria a indicação de alguém para atender a área. “Meu pai me recomendou e eu comecei. Aprendi muito e não consegui sair da área”, conta.

Durante os oito primeiros anos, sua jornada foi desafiadora. Neste período, sua atuação estava estreitamente vinculada a um Fusca e uma pasta preta, que o acompanhava. Apenas depois desse período que as coisas começaram a avançar.

“Depois de oito anos, começou a trabalhar alguém comigo em meio período. Hoje, temos em torno de 130 colaboradores”, pondera Wallerius.

A primeira sede foi uma sala de três por três. Contudo, a evolução foi contínua. Nesta jornada de quase 44 anos da empresa, os negócios cresceram e se expandiram por toda a região Sul do Brasil, além de São Paulo. Há alguns anos, a empresa ergueu seu prédio inovador no bairro Americano, como forma de contribuir para uma experiência ainda melhor para os colaboradores. “A maior parte da tua vida tu passa trabalhando. Então tem que ter um ambiente bom, transparente”, conta.

O objetivo do empreendedor é continuar crescendo, mas sempre com os pés no chão. Para isso, ele recorda o princípio que carregou durante essa jornada empreendedora. “Você precisa ter transparência, foco e especialidade. Estamos aqui para resolver os problemas”, conclui Wallerius, um exemplo de como empreender pode partir do sonho de fazer aquilo que o realiza pessoalmente.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais