Smart Tecnologia mostra como empreender é também contribuir com a comunidade

Lajeado Empreendedora

Smart Tecnologia mostra como empreender é também contribuir com a comunidade

Focada em atender o setor público, empresa é responsável por trazer ao Vale do Taquari tecnologias que têm qualificado a experiência dos estudantes nas redes municipais de ensino

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Dezembro de 2022 às 15:48

Smart Tecnologia mostra como empreender é também contribuir com a comunidade
Ricardo Giovanella lidera a Smart Tecnologia, que tem qualificado a experiência dos estudantes nas redes municipais de ensino. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Entre tantas coisas que podem definir o empreendedorismo, um equívoco é a ideia de que é uma jornada individual. Empreender é tocar a vida de incontáveis pessoas, quer sejam colaboradores ou consumidores. Uma empresa que tem esse propósito como essência de sua visão é a Smart Tecnologia, responsável por trazer ao Vale do Taquari e a todo o Rio Grande do Sul tecnologias que tem qualificado a experiência dos estudantes nas redes municipais de ensino.

Fundada originalmente no ano de 1996, em Guaporé, a empresa começou especializada em formatação de redes internas, algo comum à época. Foi a partir de 2015, com a chegada de Ricardo Giovanella e a mudança do negócio para Lajeado, que a trajetória da empresa começou a tomar o rumo pelo qual ficou conhecida.

“O foco inicial foi para questões de redes de fibra óptica, telefonia, internet, controle semafórico; tudo que incluía elementos do conceito de ‘smart cities'”, explica Giovanella.

Natural de Marques de Souza e morador de Lajeado por toda a vida, Giovanella é filho de empreendedores e desde a juventude tinha introjetado em si a semente empreendedora. Tanto é que aos 17 anos abriu sua primeira empresa, especializada em fotocópias. Atento ao movimento do mercado, vendeu a operação quando observou a mudança dos consumidores. Seu segundo investimento foi a franquia de uma faculdade EAD. 

Formado em Gestão Pública e Administração, atuou como Secretário de Agricultura e Urbanismo de Lajeado, onde começou a perceber os problemas com fornecimento de produtos e serviços aos órgãos públicos. Dessa lição, decidiu investir na Smart Tecnologia e fazer da empresa um espaço para atender de forma qualificada às necessidades das prefeituras.

“A partir de 2019, voltamos nossa atuação para produção de equipamentos para educação. Não criamos a Smart Board, mas alteramos o projeto para ficar adequado às escolas públicas”, conta Giovanella.

Hoje, a estratégia da empresa é voltada para atender as necessidades das redes públicas de ensino. Segundo Giovanella, na visão da empresa, a melhor escola do município tem que estar no bairro mais carente.

“Se pensamos num futuro de mais igualdade, de pessoas mais esclarecidas, de pessoas que contribuem para o crescimento das cidades é importante fortalecer os elos mais fracos da nossa comunidade”, concluiu, com a certeza que empreender tem sido uma forma de colaborar com todo o ecossistema que a Smart Tecnologia está ligado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais