Evento consolida município no mapa do turismo regional

BOM RETIRO DO SUL

Evento consolida município no mapa do turismo regional

Natal nas Águas, que começou na sexta-feira, aguarda 35 mil pessoas na barragem

Por

Evento consolida município no mapa do turismo regional
Programação ocorre até este domingo, junto à Eclusa. Crédito: Fernando Dias/Divulgação
Bom Retiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Milhares de pessoas fazem parte do cenário da Barragem de Bom Retiro do Sul neste fim de semana. O show de Simone Mendes, na noite de sexta-feira, abriu a programação do Natal nas Águas 2022, que se estende até domingo. Outra atração nacional do evento deste ano é João Neto & Frederico, com apresentação neste sábado, às 22h.

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, nessa quinta-feira, 8, o prefeito Edmilson Busatto destacou que a edição deste ano é a grande retomada do Natal nas Águas. “Somos um município de 13 mil habitantes e, neste fim de semana, temos expectativa de atrair cerca de 35 mil pessoas. Essa é a força do Natal nas Águas na cidade”, salienta.

Outra novidade que Busatto destaca são os shows nacionais. “Geralmente tínhamos apenas uma atração nacional, neste ano, teremos duas”, conta. Na entrevista, o prefeito também aproveitou para convidar a comunidade regional a prestigiar as atrações.

O evento também conta com atrações regionais e espetáculos de Natal. Neste ano, o palco montado em forma de “T” permite que os artistas se aproximem do público. Os setores estão divididos em “open bar”, “frente do palco” e “ingresso solidário”.

Além dos ingressos vendidos pela internet, cerca de 12 mil bilhetes estão disponíveis para serem adquiridos no local. O Natal nas Águas 2022 é uma realização da administração municipal e tem o patrocínio das empresas Atlas Brasil Calçados, Certel, Ferros Castro,  icredi, CFC Schneider, Ecopal, Geral Center Casa & Decor, Nobre Tapetes & Home Decor, Lojas Trips e Loteamento Jardim das Pedras.

Origens do evento

Criada em 2003, a festividade foi pensada como uma forma de unir a cidade e despertar Bom Retiro para o turismo. Naquele primeiro ano, Paulo André Eidelwein era vice-prefeito e lembra que uma das atrações locais foram os cantores do Colégio La Salle, já na Barragem. “O evento era mais simples em termos de estrutura, mas deu muita gente e, por isso, começamos a fazer todos os anos”, recorda.

Eidelwein lembra que na segunda edição, o Natal nas Águas recebeu o show da Família Lima e, desde então, uma nova atração nacional foi convidada para se apresentar no município. Em poucos anos o evento não ocorreu ou não trouxe grandes artistas à região.

O sucesso do projeto também exigiu uma praça de alimentação e espaços mais estruturados para receber os moradores da cidade e turistas. “Então o Vale e região começaram a ver Bom Retiro de outra forma. O Natal sempre foi muito bonito e pensado para famílias, como um momento de descontração”.

Eidelwein conta que a comunidade chegava cedo e sentava com cadeiras nas sombras das árvores à espera das apresentações. “Com certeza trouxe muita gente para o município e o pessoal que não conhecia passou a visitar a barragem todos os fins de semana.

Atrações de sucesso

Uma das edições que ficaram na memória da comunidade foi em 2013, quando César Menotti e Fabiano se apresentaram no Natal da cidade. “A partir dali começou a ter uma expressividade maior e as redes sociais também fizeram com que o Natal nas Águas fosse mais conhecido”, destaca a ex-secretária de educação e cultura do município, Martinha Maria Dullius.

Antes e depois da dupla sertaneja, também passaram pela cidade artistas como Alexandre Pires e o grupo Só para Contrárias e Iza. “Esta foi uma maneira de trazer atrativos. Na época, foi uma grande motivação porque estávamos em um cenário onde não havia grandes movimentos nesse sentido e transformou Bom Retiro em um dos pontos turísticos do Vale”.


Em ordem, as apresentações de 2004 a 2022

*Em 2003, na primeira edição, a atração principal foram cantores do Colégio La Salle

Acompanhe
nossas
redes sociais