Labilá concorre ao prêmio Cidades Empreendedoras

RECONHECIMENTO NACIONAL

Labilá concorre ao prêmio Cidades Empreendedoras

Laboratório de Inovação da prefeitura de Lajeado está entre os nove finalistas da premiação nacional

Por

Labilá concorre ao prêmio Cidades Empreendedoras
Mariela Portz ressalta o destaque aos projetos desenvolvidos pelo Labilá mesmo antes da conclusão das obras. Crédito: Divulgação
Lajeado

O ecossistema de inovação de Lajeado ganhou novo destaque nacional. O Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá)está entre os finalistas do Prêmios Cidades Empreendedoras. Ao todo, nove projetos foram selecionados entre um total de 167 projetos inscritos no concurso, que reconhece boas práticas de empreendedorismo em municípios de médio e pequeno porte.

Para a diretora de Inovação e Projetos Especiais de Lajeado, Mariela Portz, a indicação para a final do concurso mostra que o município está no caminho certo para a formação de uma cultura voltada à inovação. “Por meio do Labilá, buscamos não apenas executar ações concretas, como também testes de novos produtos, aplicativos, aproximação com startups, empresas e instituições, além de uma participação efetiva em todos os grupos do Pro_Move.”

A participação na final foi conquistada mesmo antes da conclusão das obras do Labilá. Conforme Mariela, o resultado mostra que o trabalho desenvolvido pelo município independe de espaço físico. “Enquanto não está totalmente pronto, nos adaptamos para manter ações com parceiros do ecossistema de inovação, como o Sebrae, Acil, Univates e o Vibee Unimed.”

Os cases dos finalistas serão apresentados em Brasília no mês de janeiro, para uma banca integrada por pessoas com experiência em empreendedorismo, inovação e políticas públicas. A cerimônia de premiação está prevista para o mês de março de 2023.

As três iniciativas vencedoras recebem troféu, certificados e um prêmio em dinheiro no valor de R$250 mil. O prêmio é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia.

Próximos projetos

Conforme Mariela, o andamento das obras do Labilá está dentro do cronograma e a previsão é iniciar cursos no local a partir da metade de fevereiro. Em 2023, a intenção é oferecer qualificações nas áreas de TI, mobile e metodologias ágeis para alunos das escolas e comunidades carentes.

No mês de março está previsto o início do programa Inova Servidor, voltado para o incentivo a soluções inovadoras na gestão pública. “É um projeto que serve de inspiração e já está sendo replicado em municípios do RS e de outros estados por meio do Sebrae.”

Segundo ela, o Labilá se consolida como um espaço inspirador para testar soluções para a cidade. “Quanto temos uma equipe disposta, participamos de prêmios com abrangência nacional e servimos de inspiração para outros municípios, temos a indicação de que o trabalho está sendo positivo.”

Acompanhe
nossas
redes sociais