Há 20 anos, tensão no Presídio de Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, tensão no Presídio de Lajeado

Por

Há vinte anos, 112 detentos se rebelavam e exigiam melhorias na comida e visitas íntimas diárias no Presídio Estadual de Lajeado. Foram necessários mais de 130 policiais para conter o levante. Os presos queriam a possibilidade de cozinhar dentro das celas, já que estavam insatisfeitos com a qualidade das refeições. No final do dia, 25 detentos foram transferidos para outros presídios. Naquela época, a penitenciária de Lajeado tinha capacidade para 60 presos, mas abrigava 142 detentos em regime fechado.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Reservatórios da Corsan

A Corsan inaugurava dois novos reservatórios de água em Taquari e em Roca Sales. Na ocasião, o diretor-presidente da companhia, Dieter Wartchow, visitava o Vale.

Em Taquari, com um investimento de R$ 124 mil, o reservatório beneficiaria dois mil moradores. Já em Roca Sales, a obra beneficiaria mais de 4,5 mil pessoas.

Wartchow também visitou a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), na Linha Pinheirinho, em Encantado. Na época, a previsão era concluir as obras em março de 2003.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Jogos favoritos em 2002 – Vinte anos atrás, a Folha de São Paulo separava os dez principais jogos eletrônicos que faziam sucesso no ano de 2002. Eram eles: Metroid Prime, Starfox Adventures, Super Mario Sunshine, Need For Speed, Fifa, Age of Empires, 007: Nightfire, Mortal Kombat, Eternal Darkness e Resident Evil.


HÁ 50 ANOS

O Jornal O Informativo trazia uma foto dos alunos de Picada Serra, que haviam concluído o Curso Supletivo. As aulas tinham sido ministradas pela professora Clarice Tomazzi. Ao todo, durante o ano de 1972, outros 13 cursos foram realizados em Lajeado. A ideia era expandir ainda mais no próximo ano.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Fim da Life Magazine – Cinquenta anos atrás, a Folha de São Paulo anunciava que a revista Life – na época, o veículo com maior tiragem do mundo – deixaria de ser publicada. A revista anunciava prejuízos desde 1969 e os números indicavam uma piora em 1973. Apesar do anúncio, a Life continuou em circulação até os anos 2000.

Acompanhe
nossas
redes sociais