Governo apresenta planos até 2042

ESTRELA

Governo apresenta planos até 2042

Entre as ações está a formação de um conselho com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município nas duas próximas décadas. Meta é tornar Estrela a melhor cidade para se viver no Brasil ao fim desse período

Por

Governo apresenta planos até 2042
Elmar Schneider anunciou planos para a sequência do governo e estabeleceu metas de longo prazo para o município. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio (Cacis) dessa quinta-feira, 8, teve a presença do prefeito Elmar Schneider, que fez um balanço das ações da administração em 2022. O gestor levou ao público as perspectivas para a cidade, em um recorte para os próximos 20 anos, e anunciou a criação de um parque de eventos na área portuária.

A apresentação trouxe números do governo, com destaque para o desenvolvimento econômico e o impacto no orçamento do município, a captação de recursos para projetos, a chegada de empresas, entre outros aspectos. Também foram citadas as instalações de novos loteamentos e obras de infraestrutura, sobretudo em estradas do interior.

Duas empresas foram destacadas pela atuação e investimentos no município. A Nutritec, que faz a gestão operacional do espaço portuário desde maio do ano passado, e a Cooperativa Languiru, que irá destinar R$ 40 milhões para utilização do antigo complexo da Farol, no bairro das Indústrias, e na construção de um agrocenter, no prédio da antiga fábrica da Polar.

Eventos no porto

Uma novidade apresentada por Schneider foi a criação de um Parque de Eventos, junto a área do Porto de Estrela. O espaço dispõe de 15 hectares – destes nove podem ser utilizados de forma imediata – e dois pavilhões, que já sediaram programações entre 2021 e 2022. A ideia é consolidar o local como referência em eventos e buscar infraestrutura para atrair mais eventos ao município e à região.

O sucesso de atrações como a Multifeira, o Congresso de Logística e o Estrelas do Conhecimento motivou a nova destinação do local, assim como a localização do porto. “Estamos ao lado da Serra Gaúcha, ao lado da capital do estado, e nós não temos um espaço para eventos.”

Melhor cidade para se viver

O prefeito também anunciou a elaboração de um grupo chamado “Conselho do Futuro”, com pessoas capacitadas a discutir o futuro de Estrela. “É um conjunto de lideranças comprometido com o futuro da cidade”, afirmou. Foram quatro indicados neste primeiro momento, no entanto Schneider quer contar com dez integrantes no conselho.

Este conselho deverá pensar o município para as próximas duas décadas, com a meta de tornar Estrela a melhor cidade para se viver no Brasil até 2042. “Nós vamos fazer um grande planejamento para não precisar reclamar no futuro do que deixamos de fazer hoje”, garantiu o gestor. Serão três eixos a ser trabalhados pela equipe: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e desenvolvimento sustentável.

Projeções à Multifeira 2023

O presidente da Estrela Multifeira 2023, Oscar Hunemeier, apresentou a nova marca do evento, marcado para o período entre os dias 9 e 12, e 17 e 19 de novembro do ano que vem. A programação vai aproveitar a mesma estrutura da última edição, em 2021, no Porto de Estrela, já com a expectativa do uso do local como o novo Parque de Eventos. Os espaços para a feira começam a ser comercializados em fevereiro de 2023.

Conselho do Futuro

  • Mauro André Nascimento dos Santos, sócio fundador da Medical San
  • Marcio André Lehnen, diretor da Latvida
  • Neiva Huve Braun, gerente de negócios agro da Sicredi Ouro Branco
  • Maurício Radaelli, proprietário da Gringo Auto Center

Acompanhe
nossas
redes sociais