Estrela é única cidade gaúcha em programa de instituto global

MEIO AMBIENTE EM PAUTA

Estrela é única cidade gaúcha em programa de instituto global

Diretora do Departamento de Meio Ambiente detalha projeto selecionado

Por

Estrela é única cidade gaúcha em programa de instituto global
Engenheira ambiental e diretora do Departamento de Meio AMbiente de Estrela, Tanara Schmidt (e) (Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estrela é única cidade gaúcha em programa do instituto global de meio ambiente, o WRI Brasil. A engenheira ambiental e diretora do Departamento de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, participou do quadro Meio Ambiente em Pauta, desta sexta-feira, 9, e detalhou o projeto selecionado.

O núcleo nacional da instituição mundial com atuação em mais de 50 países escolheu dez projetos urbanos em estágio inicial, de municípios de grande, médio e pequenos porte de diferentes regiões do país, para o programa de capacitação e mentoria do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em Cidades. Estrela é a única gaúcha entre as pré-selecionadas.

Primeiro programa brasileiro de aceleração de projetos urbanos de SBN, a WRI busca impulsionar essas soluções, caminhos efetivos para mitigar os efeitos das mudanças do clima e adaptar os centros urbanos aos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Além de Estrela, projetos dos municípios de Camaçari (BA), Campo Grande (MS), Maringá (PR), Maranguape (CE), Raposos (MG), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP) e Sobral (CE) foram selecionados.

O projeto

Estrela foi selecionada por meio do projeto “Verde Urbano”, que busca com a natureza como aliada promover a qualidade de vida, o conforto térmico, a permeabilidade do solo e agregar valor paisagístico à cidade. O “Verde Urbano” pretende mitigar os efeitos dos períodos de chuvas mais fortes, além de promover a drenagem sustentável e a redução das ilhas de calor.

No Centro, jardins de chuva seriam construídos para reduzir as inundações que ocorrem em áreas mais baixas da cidade. No Parque Princesa do Vale e na Rua dos Marinheiros, áreas que sofrem com inundações recorrentes, o projeto propõe a construção de biovaletas para reduzir alagamentos, filtrar poluentes e proteger populações vulneráveis, beneficiando áreas vulneráveis do município

O quadro “Meio Ambiente em Pauta” é apresentado às sextas, a partir do meio-dia, dentro do programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, com apresentação de Fabiano Conte. O quadro tem coapresentação da jornalista Luciane Ferreira.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais