Estado formaliza repasse à obra de ambulatório

LAJEADO

Estado formaliza repasse à obra de ambulatório

Novo espaço de atendimento da Fundef será erguido em área cedida pela Fuvates. Solenidade ontem teve a presença da secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann

Por

Estado formaliza repasse à obra de ambulatório
Cerimônia no salão de eventos da prefeitura teve presença da secretária de Saúde do RS. Crédito: Bianca Mallmann
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma cerimônia na manhã de ontem, 8, formalizou o repasse de R$ 4,1 milhões do governo de Estado ao Fundo Municipal de Saúde. O valor será utilizado na construção do ambulatório da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef). O evento teve a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

O ato ocorreu no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado. A quantia representa até 70% do orçamento do projeto elaborado pela Univates, estimado em R$ 6 milhões. O restante do valor será custeado pelo Executivo. A obra foi garantida graças a uma parceria firmada entre município, Estado, universidade e Hospital Bruno Born (HBB).

O ambulatório terá uma área construída de 1,3 mil metros quadrados e será erguido em uma área oferecida pela Fuvates. O HBB participa da parceria com a oferta de retaguarda hospitalar necessária às atividades da Fundef, que fará a destinação de equipamentos e profissionais habilitados para o atendimento ao público.

“Este é o trabalho de muitas mãos. De muitas instituições que se juntaram e viabilizam algo que posso dizer com muita emoção: a Fundef ter uma sede própria”, comentou Arita, durante a cerimônia.

Referência

Arita também destacou a importância da Fundef ao Estado e lembra que o projeto foi avaliado e aprovado tecnicamente pelo governo. “Nós olhamos para as pessoas. E as que tem deficiência, como fissura labial ou outras deformidades, precisam ser atendidos. Estamos muito felizes, pois um sonho quando sonhado por muitas entidades, vira realidade”, exalta.

A secretária ressalta ainda que a Fundef estará conectada junto às melhores tecnologias do mundo no setor. “É um orgulho para nós ver isso se concretizar. A Fundef tem capacidade técnica de excelência. E, quem sabe, podemos nos tornar referência para outros estados brasileiros”.

Consolidação

Presidente do Conselho Diretor da Fundef, Ito Lanius sustenta que a Fundef busca, há anos, crescimento e melhoras da infraestrutura e que o ato de ontem representou a consolidação de um trabalho feito há décadas.

“Já mostramos ao longo desses 31 anos que somos fortes e resolutivos. E fizemos muitos milagres. Esse é mais um. Acreditamos que, com a soma de todas essas pessoas envolvidas, quem ganha são os clientes, os pacientes. A comunidade mostra que é muito unida”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais