Ministério Público lidera movimento por regularização de lotes

CRUZEIRO DO SUL

Ministério Público lidera movimento por regularização de lotes

Processos envolvem mais de 50 famílias do bairro Vila Célia, que desde 2012 não possuem a escritura definitiva de imóveis

Por

Ministério Público lidera movimento por regularização de lotes
Audiências ocorrem na sede do MP. Objetivo é que proprietários, herdeiros e moradores do bairro tenham a escritura definitiva de terrenos e imóveis. Crédito: Divulgação
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Resolver pendências em terrenos localizados no bairro Vila Célia. É com este objetivo que o Ministério Público tem liderado audiências junto com proprietários, topógrafos, registro de imóveis e governo municipal para a regularização definitiva de escrituras. O processo tramita na Justiça desde 2012. Cerca de 50 famílias buscam a regularização dos imóveis. Uma das reuniões mais recentes ocorreu semana passada, na sede do Ministério Público.

Conforme o promotor de justiça, Sérgio Diefenbach, as áreas ocupadas foram vendidas anos atrás sem o registro apenas com contrato de compra e venda. O objetivo é que os moradores tenham a escritura definitiva. “É um dos inquéritos mais antigos da Comarca de Lajeado. Sem a matrícula, muitos ficam impedidos de acessar financiamentos ou fazer a venda”, comenta.

A intenção do MP desde 2012 é de entrar em consenso com todas as partes envolvidas: herdeiros, topógrafos e moradores. Para que isso ocorra, é preciso o mapeamento das áreas, medições, regularização das ruas, aprovação do setor de Planejamento do município e a averbação do registro de imóveis.

No caso de Vila Célia, Diefenbach acredita em um desfecho positivo,pois há interesse de todas as partes. “No momento de regularização o morador tem direito de reivindicar serviços públicos como por exemplo a coleta seletiva, parada de ônibus, saneamento básico e iluminação pública”.

Julio Cesar Scheeren é empresário e morador da Vila Célia. Segundo ele, as pessoas aguardam há anos a regularização. “Na última reunião houve avanços. Todas as partes estão de acordo e o processo está chegando na fase final”, cita.

Exceções

Em casos onde não houver acordo, o Ministério Público encaminha a requisição de inquérito policial, pois em algumas situações pode haver crime de loteamentos clandestinos, ou ajuizar ações de suspensão de venda de imóveis aos proprietários.

Acompanhe
nossas
redes sociais