Mais força à Amvat

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mais força à Amvat

Por

Elmar Schneider deve ser o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). E o prefeito de Estrela trabalha nos bastidores para fortalecer a principal entidade ligada ao poder público regional. Nos últimos dias, tem usado toda a experiência política para atrair os principais gestores municipais à futura diretoria.

Entre eles, os prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo (PP); de Teutônia, Celso Forneck (PDT); e de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT). O objetivo é empoderar o grupo frente às mais diversas pautas que serão debatidas em 2023, especialmente junto aos governos estadual e federal.

A assembleia geral da Amvat ocorre na próxima quarta-feira, às 10h, no Estrela Palace Hotel. E a eleição para escolha do futuro presidente não contará com os votos dos 18 prefeitos dissidentes da região alta, que deixaram a associação após os debates inconclusos e complexos sobre a concessão das rodovias estaduais.

Mas, e isso é uma mera expectativa, a provável eleição de Schneider pode ser um primeiro passo para o necessário reagrupamento de todos os municípios do Vale do Taquari. Ainda mais se o gestor estrelense atingir o instigante objetivo de empoderar a importante entidade.


Horário de verão, mas só no TCE-RS

A partir de nove de janeiro de 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) adotará “horário de verão”. É isso mesmo. Até o dia 27 de fevereiro, a instituição funcionará nas segundas-feiras das 11h às 19h; nas terças, quartas e quintas-feiras das 9h às 18h; e nas sextas-feiras das 9h às 14h. Durante o período, o Setor de Expedição, Autuação e Protocolização (SEAP) manterá regime de plantão entre 10h e 11h nas segundas-feiras, e 14h às 18h nas sextas-feiras.


Hauschild, a namorada e a oposição

Atual Secretário de Justiça do Rio Grande do Sul, o bom-retirense Mauro Hauschild tem experiência na vida pública. Foi diretor da Escola da Advocacia Pública Federal de 2008 a 2009; chefe de gabinete do ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal; presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); entre outras funções. Nesta semana, ele virou alvo do Ministério Público por suposto nepotismo. Ele é companheiro de uma diretora da secretaria, que utilizou carro-oficial, participou de viagens oficiais, e recebeu aumento na gratificação incorporada ao salário. Tudo após iniciar o relacionamento amoroso.

Hauschild nega as supostas irregularidades e todos os detalhes do caso estão na página 8 da edição de hoje do Jornal A Hora. O fato curioso é que tudo surgiu após uma denúncia de um funcionário da secretaria, que procurou a imprensa estadual para tornar o caso público. E isso ocorre justamente no período de transição do atual para o novo governo, momento em que há muitas trocas de secretários.

É claro que isso não justifica qualquer eventual ato de improbidade administrativa, ou mesmo uma “pisada de bola” de um secretário estadual de primeira viagem. Mas parece claro que a oposição aproveitou e bem a oportunidade. E eu já posso prever o futuro. Pelo menos um deles deverá ser exonerado, para mostrar ao povo gaúcho que o Estado “sempre” persegue a lisura e a ética. E vida que segue.


Inovação no plenário

A câmara de Lajeado passou a adotar um sistema informatizado em todas as atividades legislativas. A iniciativa foi da mesa diretora, por meio de contrato firmado com a empresa Città Inteligência em Gestão Pública. A medida agiliza a circulação de informações e documentos em todos os setores, e gera economia com menos consumo de papel. O novo modelo também otimiza o tempo dos vereadores, pois permite o acesso aos dados em qualquer lugar e horário, inclusive no celular.

Além disso, todos os documentos que necessitarem de assinatura dos vereadores serão formalizados de forma eletrônica. “A informatização faz com que o Legislativo passe a adotar inovador sistema de tecnologia e ferramentas que permitem maior transparência”, afirma o presidente, Deolí Gräff.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Leandro Mariante (PT) é o novo presidente da câmara de Taquari. O vereador tem como principal objetivo “tornar o Legislativo mais protagonista”.

• Colega do Grupo A Hora foi até a cascata Santa Rita, em Estrela. Por lá, encontrou uma família de Praia Grande (SP), que visitavam a cidade a bordo de um trailler. E eles certamente vão levar para São Paulo uma impressão de abandono com relação àquele patrimônio natural do Vale.

• Números obtidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado apontam que, dos 63.862 CPFs ativos no município, 16.583 estão com algum restritivo junto ao SCPC. O índice de 26% segue estabilizado desde julho.

• Vereador de Lajeado, Vavá (MDB) está preocupado as pessoas na fila por exames na cidade. Ele pesquisou no site da prefeitura e chegou ao número de 10.369 contribuintes.

• Já o vereador Carlos Ranzi (MDB) cobra melhorias no trecho da Av. Alberto Pasqualini, entre a Av. Amazonas e a Rua Pedro Petry. De fato, a situação é complicada.

• Ainda na câmara de Lajeado, o vereador Alex Schmitt (PP) apresentou requerimento para que seja “oficiado manifesto de moção de apoio à iniciativa dos deputados federais gaúchos signatários do Requerimento de Instituição de CPI para investigar a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

• Amanhã, às 10h30min, a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, visita Lajeado para assinar o documento que formaliza o repasse dos mais de R$ 4 milhões do Governo do Estado para a construção do novo ambulatório da Fundef. O evento ocorre na prefeitura.

Acompanhe
nossas
redes sociais