Governo aguarda propostas para asfaltar acesso à Cascata Santa Rita

ESTRELA

Governo aguarda propostas para asfaltar acesso à Cascata Santa Rita

Empresa responsável pela obra será definida até o fim do ano. Ao todo, serão pavimentados 500 metros do trecho. Investimento previsto é de R$ 250 mil

Por

Atualizado quinta-feira,
08 de Dezembro de 2022 às 08:01

Governo aguarda propostas para asfaltar acesso à Cascata Santa Rita
Cascata é utilizada por visitantes para amenizar as altas temperaturas, mesmo com a proibição de banho no local. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

As indefinições em relação ao destino de um dos principais locais de visitação do Vale do Taquari começam a diminuir. O projeto para asfaltamento do acesso à Cascata Santa Rita está em fase de licitação e a empresa responsável será definida no dia 28 deste mês. Esta é a primeira etapa da pavimentação, uma vez que o trecho até a entrada principal tem aproximadamente 500 metros.

A proposta é pavimentar 105 metros, a partir da Estrada Santa Rita, até pouco depois das primeiras propriedades. O valor orçado para a obra é de pouco mais de R$ 250 mil, a partir de convênio do município com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Ao todo, a chamada Estrada Municipal da Cascata tem pouco menos de 3 quilômetros, e vai até a localidade de Novo Paraíso. O governo ainda não anuncia planos para o restante da via.

O projeto técnico prevê uma projeção no aumento do tráfego no local até 2033, para definir a espessura do pavimento e evitar danos precoces na via. A amostragem foi feita em agosto do ano passado, no início dos estudos, e indicou que circulam, em média, 48 veículos por dia pelo trecho – daqui 11 anos, a perspectiva é que 74 veículos passem diariamente no local.

Turistas exploram o local

A reportagem esteve na cascata na tarde de terça-feira, 6. Mesmo com o ponto impróprio para banho, cinco pessoas se molhavam em um local alguns metros distante da queda d’água. Outro grupo, com quatro visitantes vindos de Praia Grande, no litoral de São Paulo, preferia fazer uma trilha pela área cercada por vegetação. Já um casal, de Bom Retiro do Sul, aproveitava o clima mais ameno à sombra para conversar e aliviar o calor que chegava aos 34 graus.

Com algumas construções destruídas e pontes em péssimo estado, o local oferece riscos para turistas desavisados. “Aqui é uma área totalmente inexplorada”, reflete Élton Musskopf. Ele avalia que o complexo da cascata possui um grande potencial para o turismo e comércio. “Poderia ter alguns quiosques, com banheiros, uma estrutura melhor”, acrescenta.

Busca por investidores

O município tenta viabilizar parcerias para reestruturação da área desde que o contrato de concessão com uma empresa privada foi encerrado por não serem feitas as melhorias propostas. Em julho do ano passado, a exploração da cascata voltou ao domínio do governo, que ainda não conseguiu avançar para um novo repasse.

Alguns investidores procuraram a administração ao longo de 2022, mas sem apresentar propostas oficiais. O responsável pelo local terá, entre outras atribuições, implementar acessibilidade e pontos de alimentação, manter segurança em tempo integral, e se responsabilizar pela limpeza do entorno.

Acompanhe
nossas
redes sociais