Fábrica reduz dependência de insumos importados

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Fábrica reduz dependência de insumos importados

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A inauguração da nova fábrica a multinacional israelense Adama em Taquari representa muito mais do que os R$ 300 milhões investidos no projeto. A planta já começou a sintetizar o princípio ativo protioconazol, insumo fundamental para a fabricação de herbicidas utilizados nas culturas da soja e do algodão.

Além de servir para duplicar a receita da empresa no Brasil, a unidade terá um papel crucial na normalização da oferta de defensivos químicos no país. Vale lembrar que o agronegócio mundial sofre os efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além da “ressaca” provocada nas cadeias de abastecimento devido a pandemia de Covid-19.

O nível de automação da planta impressiona e visa garantir qualidade, segurança e competitividade à produção. Com esse investimento, a Adama coloca mais uma vez a cidade de Taquari no mapa da inovação da cadeia do agronegócio mundial. Na foto, o gerente industrial da Adama Taquari, Gerson Bencke explica detalhes da operação ao secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antonio Lopes.

 


Fruki lança sabor de energético inédito no mercado

A Bebidas Fruki apresentou dois novos sabores da linha de energéticos Elev, um deles inédito no mercado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Trata-se do Elev Guarana e Maracujá, que une o sabor tradicional do Guaraná Fruki com o frescor típico da fruta e foi pensado para o verão. Também foi agregado à linha Elev o sabor Maçã Verde. Os dois são comercializados nas versões lata de 473 ml e Pet 2 litros e se somam aos sabores Tradicional, Frutas Tropicais e Tradicional Zero nas gôndolas dos supermercados.

A definição dos novos sabores partiu de estudo com análise 360º do mercado de bebidas, players e um amplo trabalho de mapeamento das tendências de consumo. Entre os apontamentos da pesquisa estão a plena expansão do mercado de energéticos no Brasil, impulsionado pela mudança no comportamento do consumidor durante a pandemia.


RÁPIDAS

• Trainee Comercial Imec – O Grupo Imec abriu inscrições para o programa de Trainee Comercial – Comprador. Entre os pré-requisitos estão ensino superior completo, vivência em varejo, experiência na área comercial, além de disponibilidade para viagens e mudança ao fim do programa.

Outra exigência é residir no Rio Grande do Sul ou ter algum vínculo para moradia no Estado. São 5 vagas para o programa, que tem duração de seis meses, nos quais os trainees realizam atividades teóricas e práticas para conhecer todo o processo comercial. Interessados tem até o dia 23 de dezembro para efetuar inscrições no site imec.compleo.com.br.

• Guia do Valuation Vibee – O Vibee Unimed – Hub de Inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo – lançou e-book com dicas para aplicação da Metodologia Valuation – processo pelo qual o valor econômico de uma empresa é determinado. Considerada uma das ferramentas mais relevantes para a captação de recursos às startups, precifica o quanto certo negócio vale para o mercado em período um específico, com base em critérios objetivos e subjetivos. O material está disponível para download gratuito no site vibeeunimed.com.br.

• Taxação da energia solar – A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei que prorroga o prazo final para a instalação de microgeradores e minigeradores de energia fotovoltaica com isenção, até 2045, de taxas pelo uso da rede de distribuição. A prorrogação vale por seis meses e o projeto agora segue para tramitação no Senado.

A medida foi comemorada pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Conforme a entidade, a Aneel e as distribuidoras não foram capazes de cumprir os prazos e procedimentos previstos no Marco Legal do setor, o que justificaria o adiamento da entrada em vigor da norma.

Acompanhe
nossas
redes sociais