“Somos um dos CNPJs mais antigos da cidade”

O Meu Negócio

“Somos um dos CNPJs mais antigos da cidade”

Perto de completar 45 anos, Bald Topografia e Arquitetura teve papel importante no desenvolvimento da região. Empresa hoje é tocada por dois irmãos, que dão sequência ao legado de Darcilio Inácio Bald

Por

“Somos um dos CNPJs mais antigos da cidade”
Rodrigo Bald (e) detalhou a trajetória do escritório durante entrevista em “O Meu Negócio”. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Com mais de quatro décadas de história, a Bald Topografia e Arquitetura é hoje uma das principais empresas do ramo na região. Sediado no Centro de Lajeado, o escritório atua não só no Vale do Taquari, mas também em outras regiões. Entre os trabalhos, estão projetos de loteamentos, levantamentos topográficos e também projetos arquitetônicos.

A trajetória do empreendimento foi destaque em “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Na ocasião, um dos sócios, Rodrigo Luis Bald, abordou o momento da empresa e também detalhou o surgimento e a expansão, a partir dos anos 2000, quando começou a trabalhar com arquitetura e urbanismo.

A Bald Topografia e Arquitetura foi fundada em 31 de março de 1978, por Darcilo Inácio Bald, que já tinha experiência na demarcação de terraceamento e curvas de nível em propriedades rurais. Inicialmente, se chamava Escritório de Agronomia Ltda”. Hoje, Rodrigo dá sequência ao trabalho do pai, junto do irmão, Fabrício Miguel Bald, que também comanda a Imobiliária Santa Clara.

Natural de Santa Clara do Sul, Bald é de uma família com origem no meio rural. “Cresci no interior, em Nova Santa Cruz, numa área onde hoje está o Esporte Clube São José. Inclusive, o campo está na terra do meu avô por parte de mãe. Sou de uma família de colonos”, salienta.

A família do pai era numerosa. “Eram dez irmãos, quase um time de futebol completo. Em contrapartida, minha mãe é filha única”. Hoje, apenas um dos tios segue no meio rural, com propriedade mais afastada do Centro.


Entrevista • Rodrigo Luis Bald – sócio da Bald Topografia e Arquitetura

“Há 44 anos, não havia ninguém por perto que fazia o mesmo serviço”

Rogério Wink: Como é a tua relação com o local de origem da família?

Rodrigo Luis Bald: Sou casado e tenho uma filha. Moramos em Santa Clara do Sul. Durante a semana, em algumas noites, ficamos em Lajeado, mas no fim de semana e em alguns dias da semana, nós vamos para Santa Clara. Minha mãe mora lá também. E a nossa outra firma é a imobiliária, que fica na frente do Centro Administrativo.

Wink: Teu pai foi uma pessoa muito empreendedora. Como foi o surgimento do negócio?

Bald: O escritório vai completar 45 anos em 2023. Certamente é um dos CNPJs mais antigos da cidade. Tem vários trabalhos importantes que o pai desenvolveu. Há 44 anos, não havia ninguém por perto que fazia o mesmo serviço. Cito sempre dois: a avenida Alberto Müller, no Alto do Parque, que, quando ele passou pela primeira vez, tinha um facão para abrir a picada. E a outra foi a avenida Emancipação, onde hoje está a prefeitura de Santa Clara. É um cartão-postal.

Wink: E como foi a tua entrada no negócio?

Bald: Sempre brinco que a entrada foi por livre e espontânea obrigação. O pai tinha o escritório aqui e, em Santa Clara, começaram a abrir loteamentos. Faltava um funcionário lá. Para não chamar alguém de fora, eu comecei a trabalhar na imobiliária. Fiquei por lá durante dez anos. Em 2007 comecei a fazer cursos para a área da topografia. Nesse período, iniciou a informatização do nosso serviço.

Wink: O que a vida acadêmica te ajudou?

Bald: Não há muitos cursos para a topografia. Se aprende na prática. Mas a vida acadêmica me abriu muitas portas, pois temos uma gama de serviços bem grandes. Na parte do urbanismo, ajudou bastante, pois fizemos projetos de casas, prédios e pavilhões.

Wink: O que faz um topógrafo e quais os principais trabalhos desenvolvidos?

Bald: Muitos chegam lá falando em agrimensura ou topografia. Mas o mais fácil é dizer que é medição de terras. O principal serviço é retificação de áreas. Seria ir no interior e fazer essa retificação. Deixamos a planta e área de acordo como existe hoje e atualizamos o papel e matrícula dessa propriedade.

Wink: Qual o procedimento necessário para fazer essa medição?

Bald: Normalmente é uma coisa que está desatualizada, e por isso a retificação é necessária. Ocorre principalmente quando é feito usufruto de propriedade, depois que os pais falecem, e os filhos pegam para colocar em seus nomes. Hoje, a retificação de área ocorre quase que 80% no interior. No perímetro urbano, normalmente a medição já foi feita, pois, para virar uma área urbana, teve que passar por um processo de retificação.

Wink: No passado, as pessoas estabeleciam limites usando coisas da natureza, como rio, lagoa, árvore. Isso ainda acontece?

Bald: No interior é muito comum e frequente. Hoje, em diversas propriedades da zona alta, é demarcado dessa maneira, com taipa, perau, árvore no meio do mato bem grande.

Wink: Quando teu pai fazia a topografia, era mais braçal. Hoje, como é feito o trabalho de campo?

Bald: Há 10, 15 anos, nós consumíamos em torno de 80% do tempo no trabalho de campo e 20% no escritório. Os equipamentos que utilizávamos hoje estão no nosso minimuseu. Atualmente, trabalhamos com o sistema RTK, que é por GPS, com sinal via satélite.

Wink: Qual a especialidade do teu time?

Bald: Hoje, temos pouca rotatividade no nosso quadro. São dois operadores de campo, sendo que um deles está há 44 anos com nós, desde que abriu a firma. O que opera nosso RTK ajuda na parte de confecção de mapas. Já na parte mais burocrática, temos quatro pessoas que nos auxilia. Antes, uma pessoa fazia praticamente tudo.

Acompanhe
nossas
redes sociais