A Slan precisa de você!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A Slan precisa de você!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso dessa terça-feira foi ainda mais especial para o Grupo A Hora. O estúdio itinerante foi montado na sede central da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), no centro antigo de Lajeado.

Além de compartilhar histórias dos pioneiros, e também alguns fatos da emocionante rotina das dezenas de voluntários e colaboradores da entidade, os entrevistados lançaram um novo desafio para uma sociedade habituada a ajudar o próximo: a ampliação do Centro Lenira Maria Müller Klein.

A proposta exige um investimento de R$ 3 milhões. E você pode ajudar. Para isso, basta auxiliar com qualquer valor por meio da chave PIX da Slan, (51) 9 8444-6713, ou com a doação de materiais de construção. E, como dizem os voluntários, o auxílio é um combustível à alma.


Novidades no Sete de Setembro

A direção do Clube Sete de Setembro, de Lajeado, anuncia novas atrações para um futuro breve. Entre as novidades, uma piscina infantil com playground aquático, área de convivência para os pais, vestiários, bar e lancheria com área de alimentação. O clube também contará com um novo complexo esportivo com cinco quadras de padel e duas de beach tennis.

Além disso, os associados devem receber um novo campo com dimensões oficiais, outros quatro vestiários, sala do esporte e ainda a sala para a escolinha. Na área de lazer, a previsão é construir quatro quiosques, novo bar, novos sanitários, dois salões de eventos com capacidade para 80 pessoas cada, entre outras novidades.

 

CRÉDITO: Matte Arquitetura/Divulgação


Vício precoce. Tratamento tardio

O Programa Vida+Viva sem Álcool completou dez anos. Para celebrar a data, os voluntários apresentaram o 3º diagnóstico sobre o consumo precoce de substâncias psicoativas entre mais de dois mil jovens e adolescentes de 12 a 17 anos. E os dados são preocupantes. Em 2022, mais de 80% dos menores confirmaram o uso, em especial do álcool, substância com mais incidência.

E o pior. A continuidade do consumo também segue em alta. Mas a informação mais preocupante é o aumento na média. Há dez anos, quando o primeiro diagnóstico foi apresentado, o percentual era de 63,1%. Ou seja, o vício é cada vez mais precoce. E o tratamento, como muitos sabem, costuma ser tardio. Uma equalização que desafia as autoridades competentes. E que precisa ser combatida de forma exaustiva por todos.


Estrelenses, guardem esses nomes!

A comunidade de Estrela já possui alguns indicados para uma futura composição da câmara. São os “vereadores mirins”, que na sessão passada entregaram algumas propostas ao prefeito Elmar Schneider. Guardem esses nomes. São eles: Andrielly do Prado Oliveira; Álvaro Weber Tavares; Emely Knebel; Milena Markus; Daiane Eloisa Christmann; Ana Carolina Ortiz Bastian; Maria Eduarda da Silva Parlato; Mateus Eduardo Duarte Rodrigues; Stéfany Eduarda Freitas da Silva Meirelles; Gabriela Pinto de Souza; Vanessa Stein; Ágatha Mattes; Ágatha Paulina Cardozo da Fontoura; Lana Muniz Santos e Natinelly Alessandra de Oliveira Matos.


TIRO CURTO

• Os prefeitos se encaminham para a metade dos respectivos mandatos à frente das prefeituras. Em 2021, a pandemia atrapalhou e muito os planos de muitos gestores. Por ordem de força maior, é claro. Mas em 2022 o caminho estava livre para a aplicação das propostas.

• O futuro governo de Eduardo Leite (PSDB) pode vir com novidades no setor rural. Há a perspectiva de criação de uma nova secretaria ligada ao setor agrário. Aguardemos.

• Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) lançou uma provocação. Ele sugere a reforma do trecho entre a localidade de Mariante e a cidade de Lajeado. É um trecho histórico, e muito utilizado pelos motoristas antes da conclusão da BR-386.

• O governo de Lajeado vetou totalmente o projeto de lei de origem no Legislativo que, entre outros detalhes, “dispõe sobre a manipulação e/ou transformação artesanal de carnes” por açougues, casas de carnes e afins.

• Em Encantado, o suplente Alexandre da Silva (PP) vai ocupar a cadeira do titular Diego Pretto (PP) durante os próximos 15 dias.

• Ainda em Encantado, a direção do Presídio Estadual convida a comunidade para um evento no dia 16 de dezembro, momento em que serão apresentadas diversas atividades. Com destaque para a inauguração do ateliê de costura, de um Termo de Cooperação de trabalho prisional com empresa Solupak, e implantação do uso de uniformes pelos apenados.

• A Justiça de Bento Gonçalves condenou três ex-vereadores pelo crime da “rachadinha”. Um ato muito comum em diversas casas legislativas, e que sempre contam com a cumplicidade dos assessores parlamentares.

Acompanhe
nossas
redes sociais