“Foi muita emoção, adorei subir ao palco”

ABRE ASPAS

“Foi muita emoção, adorei subir ao palco”

Moradora do bairro Conservas, em Lajeado, Neli dos Santos, 59, frequenta a Associação De Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), e encontrou na dança em cadeira de rodas uma forma de movimentar o corpo e se distrair. Na semana passada, participou do espetáculo “Corpo em Movimento”, no Teatro Univates, com músicas em grupo e uma valsa.

Por

“Foi muita emoção, adorei subir ao palco”
Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado

Quando começou a usar a cadeira de rodas?

Uso a cadeira de rodas desde que fiz a cirurgia na coluna. Tenho oito pinos nas costas. Mas só uso a cadeira de rodas quando tenho que ir para o centro, quando tenho alguma coisa pra fazer por lá e minha filha me leva. Mas em casa tenho um andador, consigo ir até o banheiro, fazer minhas coisas. Às vezes vou sem, vou me segurando nas coisas.

Para pegar a topic e ir para a Adefil eles me buscam aqui, aí vou de andador. Mas caminhar normal eu não consigo. Eu tava com a coluna desgastada e não tinha como ficar assim, porque não sentava mais, comia deitada, tomava chimarrão deitada, até almoçava e jantava na cama. Às vezes me levavam para a sala, mas depois tinham que me levar de volta e ali eu ficava. Isso faz quatro anos. Fiz a cirurgia em 2018.

Qual foi a sua motivação para procurar a Adefil?

Há alguns anos fui convidada para participar e estou lá desde então.

Como são os encontros e o que mais gosta nas atividades da instituição?

Eu gosto muito de ir, adoro me encontrar com os amigos.

Quais músicas você apresentou no espetáculo e como foram os ensaios?

Eu dançava todas as músicas na Adefil, o que os professores colocavam, a gente dançava. No espetáculo, a valsa eu apresentei e depois duas músicas em grupo com eles.

Como foram os ensaios para a valsa?

O meu par era o Dirceu, gostei muito de dançar com ele, e essa valsa eu já conhecia porque eu dançava com minha mãe nos bailes, mas de cadeira de rodas nunca dancei. Os ensaios foram muito bons, todos, eu adorava todos os ensaios. Eu só sentia falta quando não tinha.

Qual foi a sensação de estar no palco e se apresentar?

Foi muita emoção, eu adorei subir no palco. Minha nora, meu filho mais novo, meu neto e minha irmã foram assistir. Minha outra filha não pode ir porque ela sai de manhã para trabalhar e volta no fim do dia.

Fora a dança, quais atividades você gosta de fazer?

Vou no artesanato na terça-feira, adoto ir, até sinto falta quando não tem. Antes da dança eu já ia no artesanato e no basquete em cadeira de rodas. Eu adoro todos na Adefil, a Reni, o Diogo, todo o pessoal lá.

Quais os benefícios que a dança e as outras atividades na Adefil te trazem?

Me distrai bastante, porque eu quase nunca saio de casa. Então lá eu converso com todo mundo, gosto de ir. O basquete eu gostava também porque movimenta bastante o corpo.

Acompanhe
nossas
redes sociais