Expectativa  de mudanças no Piratini

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Expectativa de mudanças no Piratini

Por

A composição do novo governo de Eduardo Leite (PSDB) pode ser definida ainda nesta semana. A expectativa é grande acerca da futura composição do secretariado do tucano. Hoje o Executivo estadual possui 25 secretarias. Dessas, e conforme informações de bastidores, apenas cinco devem seguir com os atuais secretários: Saúde, Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Educação.

Com isso, o Vale do Taquari, que hoje é representado por três secretários estaduais (Mauro Hauschild, Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativos; Marjorie Kauffmann, Meio Ambiente e Infraestrutura; e Rafael Mallmann, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), não vai manter a mesma representatividade a partir de janeiro de 2023.


Convites ao alto escalão

Dois eventos devem movimentar a cidade de Estrela no próximo dia 16. Naquela sexta-feira, a comunidade regional vai celebrar a inauguração da nova unidade industrial da Cooperativa Languiru, junto ao complexo portuário. O espaço servirá para armazenagem, beneficiamento e comercialização de grãos.

Na mesma data, a empresa Medical San inaugura a nova planta construída no empreendimento 386 Business Park, às margens da BR-386. Sobre os eventos, o prefeito Elmar Schneider foi a Porto Alegre na companhia dos empreendedores para convidar o atual governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e o futuro vice-governador, Gabriel Souza (MDB). E ambos prometeram avaliar os convites para as duas importantes inaugurações.

Crédito: Divulgação 


PT governará o RS

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) estará em compromissos oficiais fora do Estado nos dias 12 e 13 de dezembro. Ele viaja a São Paulo para acompanhar o leilão de revitalização do Cais Mauá, no dia 12, e do Fórum dos Governadores, em Brasília, no dia 13.

Durante o período, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), assumirá como governador em exercício. A solenidade de transmissão do cargo ocorre no dia 11, às 16h, no Palácio Piratini.


Definições na Assembleia

As principais bancadas eleitas para a próxima legislatura já definiram a sequência de ocupação da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. As informações ainda são extraoficiais, é claro, e ainda podem ocorrer alterações.

Mas, e de acordo com o que foi apurado até o momento, o MDB deve presidir o parlamento gaúcho em 2023, seguido do partido Republicanos, em 2024, do PP, em 2025, e por fim o PT, em 2026. Sobre o ano que vem, a expectativa é pela indicação do emedebista Juvir Costella (foto) à presidência. Ele possui bom trânsito pelo Vale do Taquari, especialmente na região alta.


Vacinação X Coronavírus

De acordo com informações do governo de Lajeado, apenas 19 pessoas receberam a 3ª dose de reforço da vacina contra a covid-19, que está disponível de forma gratuita no serviço público de saúde. Um número bastante distinto se comparado à aplicação da 1ª dose de reforço (36,6 mil pessoas) ou da 2ª dose de reforço (8,4 mil pessoas). Na sexta-feira passada, o município registrava 128 casos ativos da doença. E nenhuma internação.


• A concessão ferroviária da Malha Sul (onde está inserida a nossa Ferrovia do Trigo, sob a responsabilidade da empresa Rumo) vence em 2027.

• Em nota, a Federasul avisa que o evento Tá Na Mesa desta quarta-feira será transferido. Ocorre que um dos palestrantes convidados foi diagnostico com covid-19. O tema seria “Engenharia: futuro do futuro”.

• Ainda sobre a Federasul, a entidade realizou na semana passada a entrega dos prêmios do tradicional Prêmio Líderes e Vencedores 2022. O evento ocorreu no Theatro São Pedro. E não contemplou representantes do Vale do Taquari.

• Em Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP) assina requerimento para solicitar melhorias no entorno da lagoa do bairro Morro 25, localizada próxima à parada 8. O assunto é antigo. Mas a promessa de disponibilizar uma nova área de lazer para aquela comunidade nunca saiu do papel.

• Já a vereadora Ana da Apama (MDB) reforça pedido para que o município contrate “guarda-vidas” temporários para os balneários do Rio Taquari.

• Ainda na câmara de Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) solicita À RGE a imediata troca do poste de energia localizado na esquina da Av. Benjamin Constant com a Rua Saldanha Marinho, quase em frente ao INSS. Segundo ele, há risco iminente de queda daquela estrutura.

• Os deputados estaduais eleitos Gilmar Sossela (PDT) e Eduardo Loureiro (PDT) vivem a expectativa de assumir alguma secretaria estadual. Se isso ocorrer, o suplente Airton Artus (PDT) assume uma cadeira no Legislativo.

• O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) convoca toda a população para a 2ª Assembleia Geral Extraordinária de Atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento. O evento ocorre no dia 12 de dezembro, de forma híbrida, a partir das 17h30min, no auditório do Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates).

Acompanhe
nossas
redes sociais