Escola distribui cartinhas de Natal dos alunos à comunidade

BOM RETIRO DO SUL

Escola distribui cartinhas de Natal dos alunos à comunidade

Brinquedos e roupas estão entre os itens mais pedidos. Em 11 anos, projeto solidário da Emef Genny de Souza da Silva presenteou mais de 1 mil crianças. Cartas podem ser retiradas até terça-feira, 6

Por

Atualizado segunda-feira,
05 de Dezembro de 2022 às 19:27

Escola distribui cartinhas de Natal dos alunos à comunidade
Projeto tem como objetivo incentivar ação social para fortalecer rede de apoio às crianças. (Foto: Karine Pinheiro)
Bom Retiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As cartinhas com pedidos de Natal dos alunos da Emef Genny de Souza da Silva já circulam pela comunidade. Tradição na escola, o “Natal da Genny” possibilita que os alunos, alguns em condições de vulnerabilidade social, tenham um fim de ano mais alegre. Nesta edição, cerca de 100 crianças serão presenteadas.

A iniciativa faz parte do projeto “Faça uma criança feliz”, que possui parceria com o comércio e entidades de Bom Retiro do Sul. Todo ano, os pedidos são encaminhados às instituições parceiras que auxiliam na distribuição. Entre os pedidos para o Papai Noel estão brinquedos, roupas, sapatos e itens escolares.

Em 11 anos, o projeto presenteou mais de 1 mil crianças. A diretora da escola, Fabiana Kuhn, lembra que a iniciativa surgiu quando ela ainda atuava nas salas de aula. “Vimos a necessidade de transformar a data em algo significativo para os pequenos. Eles têm sonhos e alguns deles podemos realizar. Isso faz com que eles também continuem acreditando que é possível alcançar outros objetivos”, afirma.

A comunidade pode adotar as cartinhas até terça-feira, 6. Os presentes devem ser levados até a escola ou aos comércios em que os pedidos foram retirados. A entrega dos pacotes será feita pelo Papai Noel em uma confraternização. “Esse é um momento de integração com as famílias também. Tem apresentações dos alunos e encerramos com esse momento lindo”, destaca a diretora.

Virou hábito

O ex-diretor da escola e idealizador do projeto “Faça uma criança feliz”, André Luís Tanski Azeredo, manteve em sua vida o hábito de todo ano adotar uma cartinha, assim como sua família. Ele relata que a ideia surgiu ao perceber que a maioria dos presentes que os alunos ganhavam era proveniente do corpo docente.

Para ele, o momento mais marcante ocorreu quando um estudante pediu um pacote de balas. “Desde então, orientamos eles sobre como escrever. Falamos a respeito de pedir brinquedos, roupas e itens de mais necessidade. E é de arrepiar, é muito emocionante ver as crianças ganhando o que pedem”, destaca Azeredo.

Além de alegrar o Natal dos estudantes, o professor avalia que o projeto é fundamental como incentivo para ações de cunho social, bem como envolver a comunidade em trabalhos solidários. Ele também ressalta a atuação dos professores e profissionais em oferecer esta rede de apoio às crianças e afirma o compromisso em continuar colaborando com o projeto.

As cartinhas podem ser adotadas com:

  • Varejo Oba Tchê
  • Bazar Duda
  • Loja HS
  • Loja Multi Esportes
  • Equipe Santiago Running

Acompanhe
nossas
redes sociais