Ambiente lúdico ajuda crianças a enfrentar cirurgias

ENCANTADO

Ambiente lúdico ajuda crianças a enfrentar cirurgias

Preparação do bloco cirúrgico visa tornar o ambiente mais agradável e acolhedor

Por

Ambiente lúdico ajuda crianças a enfrentar cirurgias
Crédito: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fantasiados de super-heróis e ao lado dos pais, as crianças são recebidas no bloco cirúrgico do Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado (HBST) por fadas encantadas que os levam até uma “sala mágica”. A ideia é tornar o momento menos difícil e mais acolhedor.

Quem deu início ao projeto foi o médico anestesista Brunno P. Batalha. Antes de chegar em Encantado, em maio de 2021, Batalha nunca tinha trabalhado com pediatria. “Logo que cheguei percebi que teríamos que adaptar o ambiente, pois as crianças estavam muito assustadas”, conta.

Conforme o diretor do Corpo Clínico do HBST e médico otorrinolaringologista, João Augusto Polesi Bergamaschi, esse era um plano antigo, mas que nunca saiu do papel. Além das fantasias, o ambiente também oferece máscara anestésica com cheiro de frutas e adesivos e a “Estrela da Coragem”.

“Conversar com o tio Brunno e as fadinhas”

Maqueli Lesseux Paloski, 35, mãe do pequeno Miguel Paloski, de 4 anos, que esteve com ele no mês de setembro realizando pela segunda vez um procedimento no HBST, e pela primeira vez vivenciou a experiência do ambiente pediátrico lúdico, reconhece a relevância da iniciativa na construção das memórias do filho.

“Quando as enfermeiras chegaram vestidas de fadinhas e elas falaram que o levariam para um lugar encantado, o Miguel não pensou duas vezes para ir com elas. Hoje, quando a gente pergunta o que ele foi fazer no Hospital, ele diz que foi dormir e conversar com o tio Brunno e as fadinhas”, conta.
A equipe que atua no trabalho é composta pelos médicos (cirurgião e o anestesista), uma instrumentadora cirúrgica e duas profissionais da enfermagem.

Acompanhe
nossas
redes sociais