Santa Clara Mais Feliz encerra o ano com mais de 450 participantes

SANTA CLARA DO SUL

Santa Clara Mais Feliz encerra o ano com mais de 450 participantes

Evento nesta semana expôs balanço do programa voltado ao bem-estar e qualidade de vida da população

Por

Santa Clara Mais Feliz encerra o ano com mais de 450 participantes
Encerramento contou com apresentações dos grupos de dança que envolvem desde crianças até idosos. Crédito: Gabriel Santos
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A iniciativa criada em agosto de 2021, com o objetivo de implementar políticas públicas voltadas ao bem estar e à qualidade de vida das pessoas encerra 2022 com a participação de 455 pessoas. São 46 grupos de atividades físicas, rodas de conversa, arquiterapia e cultivo da horta comunitária.

Os números e resultados do programa foram apresentados nessa quinta-feira, 1º, durante a noite de encerramento no Clube Esportivo Santa Clara. O encontro contou com apresentações e confraternização entre os participantes, professores e coordenadores das atividades que envolvem diretamente desde crianças até idosos.

Todas as ações do programa são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Conforme a secretária, Iara Kohlrausch, os números de adesões impressionam. De acordo com ela, o Santa Clara Mais Feliz visou a qualidade de vida das pessoas, teve resultados positivos e possui aprovação de 94% dos participantes.

Os índices norteadores do programa são baseados no chamado FIB (Felicidade Interna Bruta), que leva em consideração aspectos como bem estar, psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. No próximo ano, a secretaria pretende iniciar oficinas nutricionais nos grupos. Para isso, uma nova profissional será contratada em 2023 para atender o programa.

Auxiliar as pessoas

Idealizador do projeto, o prefeito Paulo Kohlrausch afirma que as ações foram criadas a partir de uma necessidade da Unidade Básica de Saúde ainda em 2019 e com o avanço da tecnologia, que na visão dele afastou muito a relação entre as pessoas. “Criamos um plano modelo para outras cidades. Nossa missão é de dar suporte para o desenvolvimento das pessoas”

Segundo Kohlrausch, o Santa Clara Mais Feliz surge com uma ferramenta para diminuir a dor emocional das pessoas e fazer com que elas desenvolvam instrumentos de felicidade. “As pessoas necessitavam mais de conversas, convívio social e atividades físicas no período pós-pandemia. Precisávamos diminuir índices de depressão, dores e ansiedade. Tudo isso motivava os atendimentos dentro de nossa UBS”.


Números do programa

  • 455 pessoas atendidas
  • 46 grupos ativos
  • 27 grupos de atividades físicas
  • 15 grupos de roda de conversa e oficinas
  • 13 grupos da Assistência Social
  • 1 grupo horta comunitária

Acompanhe
nossas
redes sociais