Relação criada no trabalho sustentou jornada empreendedora da Tritec

Lajeado Empreendedora

Relação criada no trabalho sustentou jornada empreendedora da Tritec

Fundada em 1986 por Astor Fell e Vilmar Zanotto, empresa especializada no comércio de máquinas e equipamentos se adaptou às necessidades e se tornou referência no Vale

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Dezembro de 2022 às 10:11

Relação criada no trabalho sustentou jornada empreendedora da Tritec
Vilmar Zanotto e Astor Fell fundaram a empresa a partir da amizade criada no ambiente de trabalho. (FOTO: J. J. Silva)

Parte essencial da economia e protagonista na formação cultural brasileira, o agro também é tecnologia. E de ponta! Prova disso é a trajetória da Tritec, criada em Lajeado no ano de 1986 e especialista no comércio de máquinas e equipamentos para agricultura, que sob a liderança de Astor Fell e Vilmar Zanotto se tornou referência no mercado estadual.

A jornada em conjunto da dupla de fundadores iniciou ao acaso, quando os dois trabalhavam para a Coopermaçã. Contudo, a estrada de formação profissional e empreendedora de cada um começou a ser trilhada bem antes. Natural de Estrela, Astor se formou como técnico em agricultura e estagiou na Secretaria da área na prefeitura de Lajeado. Depois, atuou em algumas empresas da área. Já Vilmar nasceu em Ipê e é filho de agricultores. Também se formou como técnico agrícola, estagiou em Vacaria e entrou na Coopermaçã, onde conheceu Astor.

Pode parecer que esse foi o início da sociedade, mas não. Eles se tornaram, na verdade, grandes amigos. Suas esposa chegaram a estudar juntas e mesmo depois de sair da cooperativa e até se mudarem de cidades, mantiveram a amizade. E foi num encontro de fim de semana que a possibilidade de empreenderem juntos nasceu. “Abrimos na Rua 25 de Julho, num pavilhão alugado, em 1986. Éramos dois sócios e um funcionário. O nome Tritec vem de três técnicos agrícolas. Hoje temos aqui em Lajeado em torno de 100 funcionários”, conta Astor.

Originalmente, a Tritec se dedicava à comercialização de insumos para a agricultura e equipamentos para avicultura. Contudo, logo, mais serviços foram agregados, como material elétrico, em 1993; e, principalmente, a parceria que tornou a empresa uma concessionária Valtra, especialista em maquinários agrícolas, no ano de 1998. “O segredo é trabalhar. Sempre abrimos a empresa muito cedo e acompanhamos todos os setores da empresa. A consequência foi crescer”, avalia Vilmar.

Novas unidades foram inauguradas em Cachoeira do Sul e Santa Maria, em 2003, e em São Gabriel, no ano de 2010. Uma significativa mudança aconteceu em 2011, com a abertura da Tritec Cereais e a abertura do AgroCenter Tritec, que representou um salto em diversos aspectos para a empresa. “Sempre consideramos muito Lajeado pela formação de pessoas e de seus líderes. É uma cidade acolhedora e muito próspera. Continuamos investindo aqui porque temos certeza que Lajeado continuará sendo uma referência”, conclui Astor, convicto que a cidade está fundamentada sobre o princípio do empreendedorismo.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais