Comunidade escolar celebra inauguração de ginásio esportivo

ESTRELA

Comunidade escolar celebra inauguração de ginásio esportivo

Após oito anos de espera pela construção do espaço, a abertura oficial da nova quadra da escola Leo Joas, no bairro das Indústrias, ocorre neste sábado

Por

Comunidade escolar celebra inauguração de ginásio esportivo
Construção do ginásio iniciou em 2014 e passou por diversas fases até o reinício, no fim do ano passado. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

O aguardo dos moradores do bairro das Indústrias, sobretudo os que possuem vínculo com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, chega ao fim neste sábado, 3. Desde 2014, a obra passou por diversas etapas, abandono, mais de uma empreiteira, e foi retomada no fim de 2021. O orçamento total para a construção do ginásio é de R$ 1,5 milhão.

A escola abriga cerca de 570 alunos e é a maior da rede municipal. A importância do novo espaço se reflete nas palavras de quem compartilhou com a comunidade a maior parte dessa espera. É o caso do professor de educação física Ricardo da Silva Rocha, que leciona na instituição há 16 anos. “Desde que comecei a trabalhar aqui, a Leo Joas se tornou a minha segunda casa”, afirma.

Na visita da reportagem à escola, alunos faziam as atividades recreativas nas quadras existentes, que não possuem cobertura. “A partir da semana que vem, certamente os alunos ficarão menos expostos ao sol e ao calor”, menciona Rocha. O espaço também proporciona uma qualidade maior ao desenvolvimento das práticas esportivas. “Participamos de todas as modalidades possíveis. Estamos sempre ‘nas cabeças’, como se diz”, diz o professor.

Ele menciona que as atividades terão uma maior sequência pedagógica. “Hoje temos que estar sempre com planos alternativos, procurando por outros espaços”, pondera Rocha. A perspectiva é que as aulas evoluam mais e que os alunos tenham um espaço mais adequado e um ambiente onde se sintam mais confortáveis.

O educador físico relata que para os alunos a inauguração do ginásio representa uma conquista. “Muitos me perguntam quando poderemos utilizar a quadra. Já levei alguns grupos para visitas, para conhecerem e se apropriarem do espaço”, cita.

Grande expectativa

A diretora da Leo Joas, Cleonice Diehl, lembra do envolvimento das pessoas que participaram do processo de construção do ginásio. “A expectativa do pessoal é grande. Não só dos alunos, mas da comunidade em si, porque temos muitos ex-alunos que sabem dessa necessidade.” Ela recorda de muitos que passaram pela instituição e hoje são professores ou pais de alunos.

Eventos

O ginásio atenderá não somente as atividades esportivas, mas será o ponto principal dos eventos da escola, que hoje ocorrem no saguão de entrada. Uma espécie de passarela liga a escola ao ginásio, com a ideia da colocação de uma cobertura. A integração definitiva deve ocorrer a partir da construção de duas novas salas de aula, outro plano dos gestores da escola.

Preocupação com a segurança

A diretora torce para que o engajamento dos alunos com a conquista reflita na comunidade. Por se tratar de um local mais isolado em relação ao restante da estrutura escolar, existe um receio sobre eventuais depredações que possam acontecer. “Temos que acreditar que a população que tanto pediu por esse novo ginásio nos ajude a cuidá-lo, sobretudo no período de férias”, pede Cleonice.

Inauguração de avenida

Além da cerimônia de entrega do ginásio da Leo Joas, o sábado terá a liberação oficial da pavimentação da avenida Augusto Frederico Markus, que liga os bairros das Indústrias e Moinhos. O trecho de 689 metros, que vai das imediações da escola, até a rua Santo Antônio, recebeu asfalto e teve uma intervenção para o aumento de nível, devido às frequentes cheias.

Acompanhe
nossas
redes sociais