“Revisão da vida toda”: veja quem pode rever valor da aposentadoria

DECISÃO DO STF

“Revisão da vida toda”: veja quem pode rever valor da aposentadoria

Conforme a Advogada Aline Pierozan Bruxel, a revisão compensa apenas para quem recebia salários mais altos antes de 1994. Ela orienta que aposentados busquem orientação jurídica

Por

“Revisão da vida toda”: veja quem pode rever valor da aposentadoria
Foto: Henrique Pedersini

Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a chamada revisão de toda a vida de aposentadorias pagas pelo INSS. Essa decisão atinge quem passou a receber o benefício entre novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 e tem contribuições anteriores a 1994.

Na decisão, o STF reconheceu que o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.

De acordo com a advogada Aline Pierozan Bruxel, pedir a revisão é uma opção que compensa apenas para quem recebia salários mais altos antes de 1994, o que aumenta o valor da aposentadoria a que o trabalhador tem direito de receber.

Para quem recebia menos, a ação não vale a pena, e a aposentadoria recebida atualmente já é maior do que com a inclusão dos valores mais antigos. Aline orienta que as pessoas procurem atendimento jurídico.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais