IBGE acelera trabalho de campo para concluir pesquisa até o fim do ano

CENSO 2022

IBGE acelera trabalho de campo para concluir pesquisa até o fim do ano

Mais de 164 milhões de pessoas já foram recenseadas no país. No Vale do Taquari, coleta de dados foi encerrada em 11 cidades. Com pouco mais de 30% da população ainda pendente, Lajeado é o município mais atrasado. Intenção é finalizar até 23 de dezembro

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Dezembro de 2022 às 08:09

IBGE acelera trabalho de campo para concluir pesquisa até o fim do ano
Em Lajeado, recenseadores já chegaram a quase 70% da população atingida. Há risco de atraso na conclusão dos trabalhos. Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A coleta de dados para o Censo 2022 entra na reta final. Com o prazo de conclusão prorrogado para o fim deste mês, o trabalho de campo já foi encerrado em 11 das 38 cidades do Vale do Taquari. Nos outros 27 municípios, os recenseadores seguem nas ruas pelos próximos dias para agilizar o levantamento.

Na maior parte dessas cidades, a projeção é finalizar a coleta até 23 de dezembro. Por outro lado, a situação em Lajeado, município mais populoso da região, preocupa. Até o começo dessa semana, apenas 69,08% da população havia sido recenseada, ou 59,4 mil habitantes.

Coordenador regional do Censo e chefe do escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Hamester acredita ser difícil concluir a coleta em Lajeado até o prazo previsto. “É o mais atrasado, principalmente pela falta de pessoal. Nós estamos trabalhando com 50% da equipe”, recorda.

Pela cidade, Hamester destaca que as áreas com maior atraso na coleta são os bairros Conventos e São Bento, que territorialmente estão entre os maiores de Lajeado, além do Hidráulica. Já os bairros Santo Antônio, Conservas, Jardim do Cedro, Morro 25 e Santo André estão com a coleta próxima do fim.

Trabalho finalizado

Da região de cobertura do IBGE de Lajeado, são seis cidades com coleta 100% finalizada. Ou seja, são locais onde não há mais recenseador nas ruas. Embora o levantamento tenha sido concluído, Hamester pontua que os números não são definitivos, e por isso não são liberados para divulgação.

Para acelerar a coleta em Lajeado, o IBGE já deslocou recenseadores que atuaram nestes municípios. “Quem se disponibiliza, nós puxamos para cá. O que pode nos salvar é Arroio do Meio, que está encerrando. De lá, vieram quatro para Lajeado. Isso nos ajuda muito”, ressalta.

Em Arroio do Meio, por sinal, a população recenseada superou a última estimativa populacional, de 2021. “E ainda pode vir mais, pois ainda tem domicílios a serem visitados. O fato é que já se tem mais moradores do que a estimativa”.

Níveis de coleta

O escritório do IBGE de São Jerônimo atende cinco municípios do Vale do Taquari. Segundo o chefe da unidade, Alexandre Pedroso e Pedroso Filho, as cidades estão em diferentes níveis de coleta, mas todos já passam dos 90%. Fazenda Vilanova, com 99% da população recenseada, é a mais avançada.

“Esses dados ainda não refletem o total da população, tampouco qualquer tendência de aumento ou diminuição da população em relação ao último Censo Demográfico, pois o nível de conclusão dos trabalhos em cada município é diferente”, explica.

Em Pouso Novo, cidade atendida pelo escritório do IBGE de Passo Fundo, a coleta de campo foi encerrada. Mas, segundo, o chefe da unidade, Jorge Bilhar, ainda é necessária uma supervisão e verificar os moradores ausentes. “Temos que fazer essa verificação de domicílios vagos e uso ocasional e ver se não ficou nenhuma pessoa a ser recenseada”, comenta.

Rotina de um recenseador

Isoldi Schmitz, 58, trabalha pela segunda vez no Censo. Esteve na equipe de recenseadores que atuou em Lajeado em 2010 e agora repete a dose. Para ela, um serviço fundamental e relevante ao futuro do país. “E penso que as pessoas estão muito mais informadas sobre o Censo. Parece que nunca foi divulgado tanto como dessa vez”, avalia.

Para dar conta da demanda, Isoldi estende a jornada de trabalho. “Faço um pouco de manhã, um pouco à tarde e principalmente no turno da noite, depois das 18h, que é o horário onde as famílias estão mais em casa. Também faço coletas nos sábados, domingos e feriados. Creio que conseguimos finalizar até o dia 23, se todo mundo pegar junto”, avalia.

Isoldi considera que o trabalho de campo vai muito além de coletar dados dos domicílios visitados. “Eu visito as pessoas e é muito legal, pois muitas famílias se lembram de mim no Censo de 2010. Nós aprendemos muita coisa e lidamos com diferentes realidades. Agradeço também às pessoas que me receberam tão bem”, frisa.

Só neste ano, ela já entrevistou mais de 2 mil pessoas. Em relação a 2010, percebe grandes transformações em Lajeado. “A cidade cresceu bastante. Vários prédios surgiram no Centro. Também tem muita construção nova nos bairros, inclusive no Jardim do Cedro, que é onde resido”.

Divulgação dos resultados

A intenção do IBGE é concluir a coleta de dados do Censo em todo o país até o fim do ano. Porém, em alguns estados, a entrega dos dados está atrasado. No Mato Grosso e no Acre está abaixo de 60%. Por outro lado, o estado mais avançado é Piauí, que já recenseou mais de 90% da população. O Rio Grande do Sul é apenas o 17º na lista.

Conforme Hamester, quando toda a coleta for finalizada, o IBGE divulgará um levantamento preliminar do Censo 2022, com a população oficial do país e também dos municípios. “As informações mais detalhadas serão divulgadas posteriormente”.


População Recenseada

(*) Em Arroio do Meio, a população recenseada superou a estimativa populacional de 2021

(**) Números não divulgados até o fechamento desta edição


Cidades com coleta finalizada

– Boqueirão do Leão
– Canudos do Vale
– Doutor Ricardo
– Ilópolis
– Nova Bréscia
– Pouso Novo
– Progresso
– Putinga
– Relvado
– Sério
– Vespasiano Corrêa

(*) IBGE não disponibiliza, antes do término da coleta em todo o país, a população recenseada

Acompanhe
nossas
redes sociais