Evento une prática de esportes e recolhimento de resíduos

MEIO AMBIENTE

Evento une prática de esportes e recolhimento de resíduos

Atividade voluntária promovida pela Docile ocorre neste sábado, durante a manhã, e tem ponto de partida na sede da empresa de doces. Iniciativa encontra inspiração em movimento da Suécia

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Dezembro de 2022 às 23:08

Evento une prática de esportes e recolhimento de resíduos
Primeiras atividades foram internas. Agora, caminhada é aberta à comunidade. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de alinhar a prática de atividades físicas à conscientização ambiental, a Docile promove neste sábado, 3, o “Plogging: esporte do meio ambiente”. A atividade, inédita na cidade, é desenvolvida em parceria com a BRF e o Grupo Imec e deve atrair centenas de pessoas

A caminhada, com início marcado para as 7h30min, terá como ponto de partida a sede da empresa de doces, às margens da ERS-130. Os participantes vão se dividir em dois grupos, que partirão em direção às imediações das duas empresas parceiras.

A atividade, que faz parte de um movimento iniciado na Suécia, busca reunir o maior número de voluntários possíveis para o recolhimento de resíduos às margens da rodovia. Com isso, pretendem sensibilizar a comunidade de que o descarte deve ser feito de maneira correta e sustentável.

Segundo a supervisora de Meio Ambiente da Docile, Keli Hepp, a empresa buscava uma atividade que aliasse saúde e meio ambiente. “Temos muitos funcionários que praticam crossfit ou caminhadas. Então decidimos fazer uma coisa diferente. Uma colega nossa encontrou o exemplo da Suécia e fomos atrás. Achamos bem legal”, salienta.

É a terceira vez que a Docile organiza uma atividade com esse viés. Nas anteriores, porém, ficou restrita aos funcionários. “Agora queremos uma abrangência maior. Por isso, convidamos a BRF e o Imec. Gostaram bastante da ideia. Também temos a parceria do pessoal que organiza o Viva o Taquari-Antas Vivo”, comenta.

A intenção é fazer a caminhada em 40 minutos. Caso o número de voluntários seja grande, serão recolhidos resíduos nos dois lados da rodovia. Se chover, a atividade será cancelada e reagendada para outra data.
Iniciativa sustentável

O plogging é uma iniciativa ambiental inovadora, que começou a ganhar destaque na Suécia, impulsionada por Erik Ahlström. Ao mudar-se para Estocolmo, capital do país, ele começou a limpar o lixo dos lugares onde passava enquanto praticava esportes. Aos poucos, a rotina dele se propagou pelo país.

Ela combina esportes como o running com o cuidado do meio ambiente. Os praticantes recolhem o lixo que encontram no chão enquanto saem para correr. O esporte é praticado por mais de 20 mil pessoas diariamente em mais de uma centena de países. Plogging vem do sueco plocka upp (recolher) e do inglês jogging (correr).

Acompanhe
nossas
redes sociais