Parque Linear conquista terceiro lugar em premiação do Ministério do Meio Ambiente

SANTA CLARA DO SUL

Parque Linear conquista terceiro lugar em premiação do Ministério do Meio Ambiente

Iniciativa do governo municipal foi um dos destaques em sustentabilidade e cuidado com as águas

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Dezembro de 2022 às 08:09

Parque Linear conquista terceiro lugar em premiação do Ministério do Meio Ambiente
Evento do Ministério do Meio Ambiente ocorreu no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em Brasília. Crédito: fotos Rafael Simonis
Santa Clara do Sul

O projeto e construção do Parque Linear garantiu ao município a terceira colocação na categoria principal da 9ª edição do Prêmio A3P de Boas Práticas na Área de Sustentabilidade. A premiação tem o objetivo de promover e incentivar as instituições públicas a adotarem e implementarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades.

O evento que premiou Santa Clara do Sul, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, ocorreu no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em Brasília. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Kohlrausch, nessa terça-feira, 29. O município disputou o prêmio com outras iniciativas em nível nacional.

Lazer e preservação

Inaugurado em abril deste ano, o Parque Linear foi construído pelo governo municipal e visa integrar o Arroio Saraquá à comunidade por meio de um espaço de lazer e de prática esportiva inovadora.

Com um investimento superior a R$ 1 milhão, sendo R$ 655,8 mil provenientes de recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Parque tem quase 1 quilômetro de extensão. Conta com pistas de ciclismo e caminhada com piso tátil e acessibilidade, iluminação pública, banheiros, área de integração com bancos, floreiras, lixeiras, bicicletário e placas de conscientização ambiental.

O local ainda contempla a instalação de três filtros para tratamento das águas pluviais que desembocam no arroio, além do replantio de 1.315 mudas de árvores.

A obra integra o projeto de recuperação da Área de Preservação Permanente do arroio, promovido pelo Ministério Público de Lajeado, em parceria com o município, com o intuito de despertar a consciência ambiental e aproximar a comunidade dos cuidados com o arroio.

Acompanhe
nossas
redes sociais