Há 20 anos, Fluminense campeão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Fluminense campeão

Por

Há 20 anos, o Fluminense, da localidade de São Jacó, era o vencedor do Campeonato Municipal de Capitão. O jogo final foi disputado com o Sete de Setembro e acabou em empate. O primeiro lugar do Fluminense foi garantido pela vantagem do time no primeiro jogo da decisão, em que venceu de 2×1. Conforme o Jornal O Informativo, naquele ano, o Fluminense era composto pelo técnico Paulinho e pelos jogadores Gerson, Jonas, Luciano, Maninho, Danúbio, Tato, Beto, Alemão, Gilmar, Dili e Índio.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Desigualdade nos EUA – Uma pesquisa do Congresso norte-americano mostrava que a desigualdade entre as classes aumentava no país. Em menos de vinte anos, a renda dos mais ricos havia aumentado em 15%. Além disso, os EUA registravam maior número de imigrantes no país e o índice de pobreza entre eles havia crescido quase 8%.


O Prof. Tuiskon escreveu livros e participou de diversos congressos nacionais e internacionais. Obra de 1969, sobre Bioquímica. Crédito: Reprodução

HÁ 50 ANOS 

Tuiskon Dick na Ufrgs

Filho do conhecido Professor Theobaldo Dick (que dá nome ao Parque dos Dick), Tuiskon era empossado diretor do Instituto de Biociências da Ufrgs há 50 anos. Nascido em Lajeado, em 1927, aos 18 anos de idade se formou em Química pela universidade.

Tuiskon trilhou uma carreira acadêmica notória, também foi médico e um dos fundadores do Departamento de Bioquímica da Ufrgs. Além disso, foi reitor e vice-reitor da instituição.

Há 50 anos, na noite da posse de Dick, em Porto Alegre, seus pais e a irmã Gutrum Dick marcaram presença. Tuiskon faleceu em 2008, aos 81 anos, na capital gaúcha.


Grêmio Estudantil do Castelinho

A nova diretoria do Grêmio Estudantil do Castelinho era eleita, há 50 anos. Como presidente, foi escolhido Mauro Capelari; como vice, Antônio Jaeger (Tonico); para secretária, Dulce Maria (Miss Lajeado na época); e como tesoureiro, Francisco Gomercindo (Nenê).

No Conselho Deliberativo estavam Ayrton de Souza e José Carlos da Silva (Tuca). Já o Conselho Fiscal era composto por Dirceu Kreutz e Selmira Petry. Na época, duas chapas disputaram os cargos e a não vencedora solicitou uma recontagem dos votos.


Enquanto isso…

Lançamento do Corolla – Cinquenta anos atrás, a marca japonesa Toyota trazia uma novidade ao Salão do Automóvel de São Paulo. Os modelos Corolla, Corona e Celica eram apresentados. Um dos deles seria escolhido para ter sua fabricação no Brasil. Apesar do anúncio de 1972, a produção do Corolla só iniciou em 1998 no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais