Empreendedores criam associação  para fortalecer o turismo regional

Atevat

Empreendedores criam associação para fortalecer o turismo regional

Grupo tem como foco a solução de demandas dos negócios turísticos, bem como auxiliar no desenvolvimento sustentável do setor. Presidente afirma que Amturvales serve de referência

Por

Empreendedores criam associação  para fortalecer o turismo regional
Assembleia de criação da Associação Turística dos Empreendedores do Vale do Taquari ocorreu em Encantado. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Da necessidade de unir os empreendimentos do setor privado, foi oficializada a Associação Turística dos Empreendedores do Vale do Taquari (Atevat). A entidade inicia as atividades com 50 associados e terá como primeiro presidente Fábio Vitória, CEO do Boulevard Encantado.

O momento do turismo regional motivou a criação da entidade, focada sobretudo na organização desses empreendimentos. Pela capacidade de articulação, Vitória foi o escolhido pelo grupo para liderar os primeiros anos da entidade. Ele carrega a experiência de ter atuado em entidades de classe, como a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).

“Nós somos uma entidade proposta a desenvolver o turismo regional. Teremos pautas, câmaras técnicas, conselhos e muita organização. A região tem cada vez mais reconhecimento a nível estadual, nacional e internacional. Tem potencial de sobra, mas nem tudo está desenvolvido, nem conectado”, sustenta Vitória.

O empresário comenta que, em conversa com outros empreendedores, sentiu a necessidade de organizar o trade turístico do Vale, tanto entre os entes privados quanto no processo de trazer junto o setor público para o debate.

“Queremos fazer com que esse fomento seja construído de forma inteligente. Hoje temos pessoas se aventurando a desenvolver empreendimentos, mas muitas ainda não tem noção ou não dominam bem a ciência do turismo, que tem suas peculiaridades”.
Pequenos e grandes

Vitória ressalta que as grandes regiões turísticas do RS mostram que a união entre os empreendimentos é fundamental par ao desenvolvimento do setor. “Então veio a oportunidade de construir essa associação, ao conversar com os empresários, entender as lacunas, demandas, necessidades e dúvidas”.

De início, a Atevat conta com grande maioria de empreendedores de Encantado e cidades próximas. E vão desde empresas grandes e com maior expertise até pequenos negócios, que começaram recentemente. A expectativa, conforme Vitória, é ter quatro vezes mais associados ns próximos anos, e avançar à parte baixa do Vale. “Pegamos um espaço geográfico pequeno para entender como funciona, pois a demanda existe. Este foi o formato mais adequado que pensamos para iniciar. Para entrar como associado, independe do tamanho. Basta entrar no ramo do turismo”.

Sem concorrência

Hoje, o Vale do Taquari conta com forte atuação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que desenvolve trabalho referência no interior. Vitória nega que o objetivo da Atevat seja “concorrer” e diz que o objetivo é unir esforços.

“A Amturvales é uma grande referência para nós. Sempre acreditou no turismo e vem se preparando há tempos para esse momento. Queremos trabalhar em conjunto, em plena conexão. Não seremos uma entidade concorrente, pelo contrário”, garante.  O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, comenta que desconhecia a formação da entidade e espera que a Atevat chegue para somar e ajudar a fortalecer ainda mais o setor.

Diretoria da Atevat

Presidente: Fábio Vitória – Boulevard Encantado

Vice-presidente: Karina Mezzomo – Hengu Hotel e Restaurante

1ª secretária: Sheila Garibotti – 100 Limite Turismo Agência de Receptivo

2ª secretária: Simone Tonin Dal Pizzol – Di Marco Hotel

3ª secretária: Ana Paula Tonin – Di Marco Hotel

1º tesoureiro: Diego Baldissarelli – Casa Benvenuto Gastronomia

2ª tesoureira: Jeanine Sangalli – Casa Le Chiavi

Diretora de marketing: Anapaula Gotardi – Encanturis Agência de Turismo Receptivo

Vice-diretor de marketing: Gustavo Ghisleni – Konce Agência de Comunicação

Conselho Fiscal

Luis Carlos Nunes – Restaurante Recanto do Nonno
Jedson Luiz Calvi – Restaurante Dona Chica
Paola Silveira – RS Turismo Agência de Viagens e Receptivo no Vale do Taquari

Acompanhe
nossas
redes sociais