“Nossa inspiração é sempre buscar o melhor”

O MEU NEGÓCIO

“Nossa inspiração é sempre buscar o melhor”

Proprietário da Indufrio/MJR destaca crescimento da empresa do ramo de refrigeração, que hoje se destaca no mercado gaúcho. Experiência no segmento ajudou na consolidação do negócio

Por

“Nossa inspiração é sempre buscar o melhor”
Márcio Rohr foi o convidado da edição dessa segunda-feira do programa “O Meu Negócio”. Crédito: Deivid Tirp
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com a missão de fornecer produtos de qualidade na linha de refrigeração industrial, a Indufrio/MJR é, hoje, uma das maiores empresas do segmento do RS. Sediado em Lajeado, em um prédio no bairro Universitário, o negócio, fundado em 2015, está consolidado no mercado e segue em franco crescimento.

A empresa é tocada por Márcio Rohr, que tem experiência de longa data no setor de refrigeração. Ele foi o entrevistado em “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Na ocasião, lembrou da trajetória profissional, detalhou como foi o surgimento da Indufrio e também falou sobre o setor como um todo.

Nascido em Lajeado, Rohr morou boa parte da juventude em Estrela, onde nasceu a mãe. A família, por parte de pai, tem origem no interior de Arroio do Meio, na localidade de São Luiz. “Meus pais foram industriários. Trabalhavam cedo e voltavam tarde. Na época, não tinha ônibus escolar e eu precisava caminhar 2 quilômetros para ir e 2 quilômetros para voltar da escola”, recorda.

Rohr reside em Lajeado há 13 anos, mas tem boas recordações do período em que residiu na cidade vizinha. “Trabalhei, estudei por lá. Toda minha juventude foi em Estrela. Meus pais e boa parte dos meus amigos também moram até hoje”.

Dica de leitura

As regras da competição mudaram. Você está preparado? As intensas transformações da humanidade modificaram também os modelos estratégicos desenvolvidos no passado.

É sobre isso que Sandro Magaldi e José Salibi Neto buscam abordar em “Estratégia Adaptativa”, para auxiliar o leitor no processo de adaptação da sua organização ao novo contexto. Essa é a sugestão de leitura do programa desta semana.


ENTREVISTA | Márcio Rohr – Proprietário da Indufrio/MJR

“Sou sempre o primeiro a chegar na empresa”

Rogério Wink: Quais os valores que você carrega da sua família?
Márcio Rohr: O de trabalhar e ser honesto. Não precisa mais do que isso. Tendo essas coisas, e fazendo tudo certinho, o caminho é único.

Wink: Sua esposa trabalha contigo. Como é esse trabalho em família?
Rohr: É algo mais seguro. Eu não estando lá, sei que as coisas vão funcionar, apesar de ter uma equipe muito boa. A esposa cuida da parte financeira, de escritório, e eu geralmente faço as coisas de rua.

Wink: Como você entrou no ramo da refrigeração?

Rohr: Comecei aos 17 anos, em uma empresa de Lajeado. Foi um ciclo curto. Saí, e fui para outra, a Coyote, um dos melhores lugares onde trabalhei. E cada um vai criando suas formas de trabalho. Eu aprendi marcenaria e fiquei ali quatro, cinco anos. Depois migrei definitivamente para a refrigeração. Fui a São Paulo conhecer de fato o setor. Fiz cursos simples e avançado. Só haviam duas pessoas do RS por lá. São poucos donos de empresa que tem esse conhecimento.

Wink: Você tem o domínio da técnica. Como transfere isso à tua equipe?

Rohr: Tento sempre levar as pessoas junto comigo. Não sou aquele chefe que só manda. O líder ensina. E eu estou sempre conferindo, estimulando as pessoas, e não criticando. Quero fazer com que elas entendam as coisas certas. Da mesma forma como eu consegui, elas também podem.

Wink: Existe referência no mercado que você atua?

Rohr: Temos feiras grandes, como a de São Paulo, que sempre tem novidades. A maior empresa do país tem 90 anos de atuação. Eles tem 60% do mercado nacional. É muito grande. E nós estamos aí, na cola deles. Nossa inspiração é sempre buscar o melhor. Queremos ser vistos e enxergados no mercado como bons profissionais.

Wink: O que te estimulou a criar a empresa neste ramo?

Rohr: Oportunidades. Cheguei no limite na empresa onde atuava. Não tinha mais o que agregar. Então você começa a buscar mais. Naquela época, surgiu oportunidade de ser sócio de uma empresa, com sociedade de 50%. E aí você vai trabalhando, botando todas as tuas energias e força ali. Busca uma condição financeira melhor também. Hoje vou fazer 42 anos e trabalho desde os 25 no meu próprio negócio. Começo cedo, às 6h. Faz bem, consigo me organizar melhor. Sou sempre o primeiro a chegar na empresa.

Wink: Sobre os produtos, fale um pouco da linha de auto-serviço. O que são esses produtos?

Rohr: É um dos produtos que todas as lojas, mercados, açougues, padarias e conveniências tem. Dá para dizer que hoje existem o produto A, o B, o C e o D. Nós fabricamos o A,o que tem de melhor. Desde refrigeração, durabilidade, funcionalidade e também tecnologia, que está aí para ser utilizada. A última loja que montamos foi a nova padaria Suíça, no São Cristóvão, com controle da temperatura.

Wink: Qual a vantagem que o empresário sente na operação quando adquire um produto teu?

Rohr: A satisfação de fazer um bom negócio. O que eu prometo, procuro entregar a mais para o cliente. É um acabamento a mais, um capricho na entrega, no pós-venda. Não é só prometer mais qualidade. A empresa que não tem qualidade não tem que estar no mercado.

Wink: Qual atenção a Indufrio dá ao pós-venda?

Rohr: Temos as pessoas que cuidam desse setor na empresa. Estão por dentro do que acontece. Nós então temos esse pós-venda muito bom. As pessoas fazem instalação, voltam lá e dão uma conferida. O próprio Inmetro nos cobra, de ter tudo 100% funcionando, pois nós temos certificação deles. Requer que tenha um padrão de produto. Somos uma empresa séria, que trabalha dentro de todos os padrões de qualidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais