Rios e arroios da região continuam com qualidade ruim e péssima

Viver Cidades

Rios e arroios da região continuam com qualidade ruim e péssima

A segunda etapa de coleta e análise de água de dois rios e doze arroios da região apresenta uma leve melhora no Índice de Qualidade da Água (IQA), se comparada com primeira. Das 23 amostras testadas, seis registraram aumento no IQA. Mesmo assim, os mananciais continuam nas duas piores faixas da escala de cinco

Por

Atualizado terça-feira,
29 de Novembro de 2022 às 10:09

Rios e arroios da região continuam com qualidade ruim e péssima
Henrique Panis Barzotto e Everton Jardel Prediger, do Unianálises percorreram os 23 pontos para coletar amostras de água (Foto: Luciane Ferreira)
Vale do Taquari

A segunda etapa de análise de água de dois rios e 12 arroios da região apontou uma melhora em seis locais de coleta, conforme o Índice de Qualidade de Água (IQA). Mesmo assim, os 23 pontos testados seguem nas faixas ruim e péssima, as piores da escala. Os dados foram revelados a partir dos laudos emitidos pelo Laboratório Unianálises, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, contratado pelo Grupo A Hora, dentro do projeto Viver Cidades.

Na primeira análise, em março, 12 pontos ficaram na faixa péssima, e 11, na ruim, enquanto que a de outubro apresentou seis e 17, respectivamente.

Os mananciais que melhoraram os índices são o rio Taquari, em Lajeado, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul; os arroios da Seca, em Colinas, Boa Vista, em Estrela, Saraquá, na foz, em Lajeado, e Sampaio em Cruzeiro do Sul

Foto: Luciane Ferreira

O trabalho

A amostras foram coletadas pelos técnicos Laboratório Unianálises Henrique Panis Barzotto e Everton Jardel Prediger. Em parte do roteiro por terra, foram acompanhados pelo biólogo Cristiano Steffens.

O percurso pelos rios Taquari e Forqueta foi viabilizado pela Defesa Civil de Arroio do Meio, que disponibilizou barco e equipe. Depois da emissão dos laudos, Steffens interpretou os dados apurados e comentou sobre as variações.

O projeto

O projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora, prevê, entre outras ações, o monitoramento de 23 pontos em mananciais nos municípios de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Teutônia, Colinas, Clara do Sul, Marques de Souza, Arroio do Meio, Encantado e Forquetinha. O trabalho começou no início deste ano. Os resultados da primeira análise foram divulgados em abril, a segunda etapa está contemplada nesta edição.

O monitoramento segue em 2023, com outras duas etapas. A intenção é revelar a qualidade da água, comparar os dados das quatro coletas e propor ações de conscientização para que comunidade, o poder público e a inciativa privada lancem um olhar para os mananciais e possam colaborar para melhoria dos índices.

Também faz parte do projeto o termo de cooperação entre o Grupo A Hora e o Ministério Público do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento de ações na área de monitoramento de nascentes e da qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais