Aniversário de Arroio do Meio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Aniversário de Arroio do Meio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A rua Dr. João Carlos Machado em 2002. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

A cidade se emancipou de Lajeado e Encantado em 28 de novembro de 1934. Na época, a principal rua de Arroio do Meio recebeu o nome de Dr. João Carlos Machado, uma homenagem a um dos responsáveis pela emancipação do município. Em 1934, Machado era secretário estadual de Negócios do Interior e Exterior.

O nome da cidade tem origem no arroio que fica entre o Rio Forqueta e o Arroio Grande. Os primeiros imigrantes alemães chegaram por volta de 1860, na chamada Fazenda São Caetano.

Depois da emancipação, em janeiro de 1935, foi empossado o primeiro prefeito, Walmor Franke. Conforme o jornal O Informativo, em 2002, a Pérola do Vale ostentava o título de “município de melhor qualidade de vida do Vale do Taquari”.

Para celebrar o aniversário de 68 anos, na época, era assinado o Ato de Tombamento da Casa de Cultura da cidade (hoje Casa do Museu), que se tornaria patrimônio histórico-cultural de Arroio do Meio.


Enquanto isso…

Foguete brasileiro – Há 20 anos, o Brasil lançava um foguete para sondagem no espaço. A decolagem ocorria em Alcântara, no Maranhão, e dava início ao primeiro programa de exploração científica no espaço realizado por instituições brasileiras.


Hoje é

  • Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina
  • Dia Nacional da Onça-Pintada
  • Santos do dia: São Saturnino e São Francisco Antônio Fasani

HÁ 50 ANOS 

A escola passou a se chamar CACT a partir de 1973, com a reforma da estrutura. Crédito: Acervo Airton Engster

Educação profissional em Estrela

Cinquenta anos atrás, era planejada a instalação de um Centro de Artes Ciência e Tecnologia (CACT) em Estrela. A escola ficaria no prédio do antigo Ginásio Industrial, inaugurado em 1964, sob responsabilidade do Governo do Estado.

Em novembro de 1972, cinquenta anos atrás, um grupo visitava Estrela para analisar a estrutura das futuras instalações. Estavam presentes representantes de nível federal e estadual, além de técnicos em agricultura, indústria e comércio.

A nova escola teria laboratórios de física, química e anatomia. Enquanto o projeto não ficava pronto, as aulas práticas eram no Ginásio Industrial e as teóricas no Vidal de Negreiros. Conforme o Jornal Nova Geração da época, a inauguração do novo espaço estava prevista para fevereiro de 1973 e as aulas iniciariam no mês de março.

Hoje, o mesmo prédio abriga a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, na rua Coronel Müssnich.


Enquanto isso…

Conflitos na Irlanda – Cinquenta anos atrás, Seán Mac Stíofáin, líder do Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA, estava à beira da morte, em um hospital na Irlanda. A notícia era manchete da Folha de São Paulo, já que naquela época o IRA era muito conhecido por seus ataques contra líderes do Governo Britânico e protestantes.

O IRA atuava contra a influência Britânica na ilha da Irlanda desde 1919 e entregou suas armas somente em 2005. Apesar da notícia de 1972, Mac Stíofáin só faleceu várias décadas depois, mas renunciou à sua posição no IRA em 1973.

Acompanhe
nossas
redes sociais