Encantado lança o 17º Canto da Lagoa nesta terça-feira

festival de música

Encantado lança o 17º Canto da Lagoa nesta terça-feira

As inscrições começam nesta quarta-feira, 30. Festival é o maior evento cultural do município

Por

Encantado lança o 17º Canto da Lagoa nesta terça-feira
O 17º Canto da Lagoa, tradicional festival de música da região, será lançado hoje, 29, no Quiosque da Família Sangalli. O evento ocorre de 31 de março a 2 de abril, no Parque João Batista Marchese, e a expectativa dos organizadores é de que mais de 400 canções sejam inscritas. Cada participante pode inscrever duas músicas. As inscrições começam na quarta-feira, 30, assim que o regulamento for divulgado. Com fases destinadas ao público estudantil, regional e nacional ou do Mercosul, o festival é de estilo livre sendo que o único requisito é que as músicas sejam autorais e inéditas. Na categoria estudantil, as crianças podem escolher músicas que já foram apresentadas em outras edições. “A música pode ser de qualquer gênero, qualquer estilo musical. É um dos poucos festivais do estado que é neste formato, já que os outros geralmente são voltados mais a música nativista e tradicionalista. E o nosso não, isso faz com ele tenha mais diversidade”, ressalta a presidente da Associação Cultural Encantado, Leine Ferreira Werner. Neste ano, o evento agrega a categoria “Instrumental”. A categoria estudantil é a responsável por abrir a programação do festival, no dia 31 de março. “Torcemos pelo sucesso desde o lançamento. O trabalho é feito durante todo o ano”, conta Leine. Leine explica que inicialmente o festival deveria ocorrer em novembro, mas, na nova data escolhida, o evento integra a programação de aniversário de Encantado. Além disso, a edição também marca os 30 anos da programação. Sobre o Canto da Lagoa O festival é o maior evento cultural de Encantado, um dos maiores do estado, e é reconhecido, inclusive, em países do Mercosul. Com prêmio no estado e no Brasil como melhor festival de música autoral, o Canto da Lagoa lançou nomes de destaque na música como Kako Xavier. O evento começou como uma integração entre um grupo de amigos que se encontrava com frequência para tocar e cantar à beira da Lagoa da Garibaldi, nos finais de semana. Em 1991, o prefeito da época, Adroaldo Conzatti, lançou a ideia de fazer da cantoria um festival. Em março do ano seguinte, foi sediada a primeira edição,e a partir de 1993, a organização anunciou que as composições deveriam ser inéditas. As edições já foram anuais e bienais, sendo que houve também um período em que o Canto da Lagoa não ocorreu. O evento voltou ao calendário do município em 2018. Durante a pandemia, as apresentações foram transmitidas pela internet. Crédito: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O 17º Canto da Lagoa, tradicional festival de música da região, será lançado hoje, 29, no Quiosque da Família Sangalli. O evento ocorre de 31 de março a 2 de abril, no Parque João Batista Marchese, e a expectativa dos organizadores é de que mais de 400 canções sejam inscritas. Cada participante pode inscrever duas músicas.

As inscrições começam na quarta-feira, 30, assim que o regulamento for divulgado. Com fases destinadas ao público estudantil, regional e nacional ou do Mercosul, o festival é de estilo livre sendo que o único requisito é que as músicas sejam autorais e inéditas. Na categoria estudantil, as crianças podem escolher músicas que já foram apresentadas em outras edições.

“A música pode ser de qualquer gênero, qualquer estilo musical. É um dos poucos festivais do estado que é neste formato, já que os outros geralmente são voltados mais a música nativista e tradicionalista. E o nosso não, isso faz com ele tenha mais diversidade”, ressalta a presidente da Associação Cultural Encantado, Leine Ferreira Werner.

Neste ano, o evento agrega a categoria “Instrumental”. A categoria estudantil é a responsável por abrir a programação do festival, no dia 31 de março. “Torcemos pelo sucesso desde o lançamento. O trabalho é feito durante todo o ano”, conta Leine.

Leine explica que inicialmente o festival deveria ocorrer em novembro, mas, na nova data escolhida, o evento integra a programação de aniversário de Encantado. Além disso, a edição também marca os 30 anos da programação.

Sobre o Canto da Lagoa

O festival é o maior evento cultural de Encantado, um dos maiores do estado, e é reconhecido, inclusive, em países do Mercosul. Com prêmio no estado e no Brasil como melhor festival de música autoral, o Canto da Lagoa lançou nomes de destaque na música como Kako Xavier.

O evento começou como uma integração entre um grupo de amigos que se encontrava com frequência para tocar e cantar à beira da Lagoa da Garibaldi, nos finais de semana. Em 1991, o prefeito da época, Adroaldo Conzatti, lançou a ideia de fazer da cantoria um festival. Em março do ano seguinte, foi sediada a primeira edição,e a partir de 1993, a organização anunciou que as composições deveriam ser inéditas.

As edições já foram anuais e bienais, sendo que houve também um período em que o Canto da Lagoa não ocorreu. O evento voltou ao calendário do município em 2018. Durante a pandemia, as apresentações foram transmitidas pela internet.

Acompanhe
nossas
redes sociais