Cedelinho completa 30 anos e comunidade relembra origens

Tradição de Natal

Cedelinho completa 30 anos e comunidade relembra origens

Construído pelo mecânico Douglas Francia, o veículo virou um símbolo natalino da cidade. Neste domingo, 27, faz 30 anos que a atração circulou pelas ruas pela primeira vez

Por

Atualizado domingo,
27 de Novembro de 2022 às 17:03

Cedelinho completa 30 anos e comunidade relembra origens
Criador do veículo foi o mecânico Douglas Francia, que hoje leva as netas para passear / Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em uma pequena oficina na rua Bento Gonçalves, no início dos anos 90, Douglas Francia, 65, desenhava os primeiros esboços para a construção do Cedelinho. O curioso caminhão iluminado visto pela cidade na época de Natal foi construído pelo mecânico, com a ajuda do filho Jesus Gaston Francia, 39, que era criança na época. Neste domingo, completa 30 anos da primeira vez que o transporte foi à rua.

Com um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), o orçamento do veículo foi de 225 cruzados, o que equivale, hoje, a R$ 135 mil. A ideia era substituir a pequena carreta puxada por um trator que fazia a alegria das crianças.

O modelo do Cedelinho não existia na região, e as referências utilizadas pela família Francia, natural de Livramento, eram duas fotos de uma atração turística que circulava pela Disney. Em cima do chassi de um caminhão F600, a estrutura do veículo foi feita com ferro e os bancos retirados de ônibus antigos. Muitas peças foram recicladas.

O assoalho era de madeira e as laterais foram pintadas em bordô escuro, com detalhes em peças latonadas cor de ouro. Na parte de trás, uma escada fechada apenas com uma tela levava ao segundo andar.

 

Nascimento de um símbolo

Três meses depois do início da construção, o veículo estava pronto. No mesmo dia em que o segundo filho de Douglas, o Douglas Junior, nasceu. “No apartamento onde eu morava tinha uma vizinha que apelidou o menino de Cedelinho”, lembra o mecânico.

Outro fato recordado pela família é que a oficina de Douglas era baixa e, para tirar o automóvel, foi preciso retirar alguns tijolos da garagem. “Foi uma movimentação na cidade. As pessoas diziam: ‘fizeram um negócio tão grande que não sai da garagem’”, conta Jesus Gaston.

Na primeira volta que ele fez com o pai pelo centro de Lajeado, tiveram que levantar alguns fios de luz para que o Cedelinho pudesse passar e a fiação foi modificada. “O Cedelinho se tornou um símbolo da cidade, um atrativo. Todo mundo se uniu para viabilizar a coisa e hoje é muito bonito. Faz 30 anos que está de pé”, destaca.

A primeira reforma do Cedelinho foi em 2001, já na nova oficina de Douglas, na Avenida Castelo Branco, nº 292. Naquele ano, o chassi do antigo caminhão foi substituído pelo de um ônibus mais moderno, da marca Mercedes, mas a lataria permaneceu a mesma.

 

24 anos na direção

Na direção do Cedelinho há 24 anos, Rogério Dullius é o responsável por levar a comunidade nos passeios. Ele conta que o convite para ser motorista da CDL veio em um sábado, quando foi visitar um vizinho, o antigo motorista do veículo.

“Cheguei lá e tinha um outro senhor, o presidente da CDL. Meu vizinho disse ‘esse é o cara que nós precisamos”, conta Dullius. No dia seguinte tinha Expovale e ele pegou o veículo mais cedo para treinar. Desde então, é conhecido como o “Tio do Cedelinho”.

 

Passeios de 2022
Neste sábado, 26, o Cedelinho voltou a circular pela cidade para o início dos passeios de 2022. A atração da CDL que integra a programação natalina do município vai até 30 de dezembro, com saídas a partir das 19h no Parque dos Dick. Apenas nos dias 28 de novembro, 5, 12, 24 e 25 de dezembro não haverá passeios. O ingresso custa R$ 9 e crianças a partir dos cinco anos completos pagam.

Acompanhe
nossas
redes sociais