Jornada da Tratto Arquitetura  traduz o potencial empreendedor de Lajeado

Lajeado Empreendedora

Jornada da Tratto Arquitetura traduz o potencial empreendedor de Lajeado

Inovação e autenticidade fazem parte do DNA da empresa, que há 26 anos desenvolve projetos residenciais e comerciais com a essência de cada cliente

Por

Atualizado segunda-feira,
28 de Novembro de 2022 às 16:50

Jornada da Tratto Arquitetura  traduz o potencial empreendedor de Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Foi por acreditar no potencial de crescimento e oportunidades de Lajeado que o casal de arquitetos Ana Cláudia e Giancarlo Bervian escolheu a cidade para empreender, há 26 anos. Da carreira em Porto Alegre, trouxeram para Lajeado o conhecimento e a inovação, que seguem como pilares da Tratto Arquitetura desde então.

Natural de Tapera e filho de arquiteto, Giancarlo esteve na formatura do pai quando tinha apenas um ano de idade, em 1966, e passou a infância sonhando em seguir o mesmo caminho. Sonho este que começou a se realizar quando completou 17 anos e foi morar em Porto Alegre, lugar onde fez a graduação na Unisinos até 1993 e iniciou a sua carreira. 

Durante essa trajetória, conheceu Ana Cláudia. Lajeadense e filha de médico, quase foi parar na área da saúde, mas a criatividade e a paixão por moda e estética falaram mais alto. O destino dela também foi o curso de Arquitetura na mesma instituição, no qual se formou em 1996.

“Nós sempre brincamos que, embora a gente tenha 26 anos de casado, na verdade temos 52, porque compartilhamos a vida pessoal e profissional. Mas sempre deixamos muito claro as capacidades de cada um”, conta Giancarlo.

Enquanto Giancarlo trabalha com edificações e com a parte mais técnica, Ana Cláudia cuida da parte artística e criativa do negócio, pois entende que a criatividade faz parte do processo de se reinventar e manter a marca relevante no mercado. “Tenho uma especialização em marketing, e isso foi importante na hora de decidir um norte para o negócio, assim como o público que gostaríamos de alcançar”, afirma.

Arquitetura é criatividade e técnica, mas a proximidade com o cliente também é uma peça muito importante na hora de realizar um projeto. A empresa busca entregar um trabalho que mostre a personalidade de cada cliente. Giancarlo divide seu tempo entre o escritório e a Secretaria de Planejamento de Lajeado e Ana Claudia fica responsável pela parte criativa e a concepção de novos projetos.

As mudanças vivenciadas pelo casal ao longo da carreira provam que o mercado é muito exigente e sempre espera excelência. E, para isso, estarem sempre atentos ao que chega de novo, às novas propostas, tecnologias e produtos é essencial para seguirem como referência no mercado. 

“Tenho certeza que a escolha de empreender em Lajeado foi a mais acertada possível. Hoje, vejo a cidade por outro lado e tenho compartilhado esse crescimento através dos números que a construção civil demonstra a cada ano”, relata o arquiteto, que demonstra orgulho em fazer parte da transformação e do desenvolvimento da cidade.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação na Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais