A força da gratidão

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

A força da gratidão

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Especialistas defendem a ideia de que a gratidão é capaz de levar a um aumento na produção de dopamina e serotonina, hormônios ligados ao bem-estar e à felicidade. Ou seja, quando uma pessoa se sente grata, ela experimenta outras emoções. Boas sensações e que mudam seu comportamento. O Dia de Ação de Graças foi lembrado nesta semana. No Brasil, ele não é comemorado com intensidade, como fazem os americanos. Nos EUA o Dia de Ação de Graças é, para a maioria, mais forte que o Natal.

Já confessei em outras oportunidades que não vou à missa com frequência e também não sou de rezar as orações tradicionais ensinadas na época de criança. Mas tenho por costume agradecer, todos os dias, por tudo de bom que acontece. Mesmo nos “piores” dias (e quem não os tem), eu lembro de agradecer. E gratidão é muito mais do que só dizer obrigado. É a forma de como você encara a vida.

Final do ano chegando, época de refletirmos tudo o que passou em 2022 e tudo o que queremos para 2023. O ditado: “Seja agradecido pelo que você tem e acabará tendo mais. Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente”, é valido para este momento do ano. Agradeça e seja feliz. Em tempo: obrigado por ler nosso jornal neste momento.



Estrela no cenário da inovação?

A inovação foi pauta da reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela na sexta-feira, dia 25 de novembro, que teve como palestrante justamente a secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, que também tem forte atuação junto ao Tecnovates.

E sua palestra reuniu, dentre outras autoridades, a reitora da Univates, Evânia Schneider, e o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, que na foto aparecem junto com a palestrante, o presidente da Cacis, Gerson Strehl, e a coordenadora da Cacis Mulher, Aline Magalhães Krabbe. Quase todos sentados na mesa, a inovação foi pauta das conversas antes da palestra, indicando que Estrela está atenta a esta área. Será que em breve teremos novidades na área da inovação em Estrela? Se depender do prefeito, da Cacis, sim! E se a Univates entrar como parceira, os resultados serão ainda melhores!

Crédito: Divulgação


 

Troca de comando

Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou a saída de Jair Garcia da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito. Ele ficou na pasta por nove meses. Garcia, que é sargento da Reserva da Brigada Militar, deve assumir um cargo no governo do estado a partir de janeiro de 2023. O prefeito Jarbas da Rosa volta a acumular a Secretaria de Segurança por tempo indeterminado.


 

Curtas:
** De Brasília, nos bastidores, a informação de que Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante estão com inveja da liderança de Geraldo Alckmin no comando da transição. Os dois têm se revezado em iniciativas e reuniões paralelas.
** O pedido para abertura de CPI, apresentado pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), para investigar abuso de autoridade de ministros do STF e TSE, levou um dia para atingir 171 deputados necessários.
** Erasmo Carlos era o Tremendão da Jovem Guarda nos anos 60 e 70, junto com Roberto Carlos e outros cantores, que fizeram muito sucesso, por décadas. Era o que representava o melhor da boa música, esquecida nos dias atuais.
** Lula nomeou comissão de centrais sindicais para tratar da recriação da contribuição sindical obrigatória, que tinha sido extinta em 2017, no governo Michel Temer (MDB). O trabalhador vai voltar a desembolsar R$ 4 bilhões anuais para manter sindicatos. Isto se o Congresso aprovar. Notícia dada pela Veja nesta semana. Não vi nada em outras grandes mídias.
** Fontoura Xavier fará turmo único na prefeitura a partir de 1º de dezembro. O decreto prevê o horário de atendimento das 7h às 12h45 até 28 de fevereiro de 2023. A exceção fica por conta da Secretaria da Saúde.

Acompanhe
nossas
redes sociais