Restauração da Casa do Morro

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Restauração da Casa do Morro

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O antigo Solar dos Azambuja, construído no final do século XIX, virou patrimônio de Cruzeiro do Sul em 1960. Há 20 anos, em 2002, a administração municipal planejava a restauração da chamada Casa do Morro. O prédio estava fechado desde 2001, em situação precária.

Na época, o projeto estava orçado em R$ 200 mil e a ideia era transformar o local em um teatro e museu municipal. Apesar dos planos, o prédio ficou abandonado por muitos anos. Em 22 de novembro de 2021, foi reinaugurado pela administração junto ao aniversário de 57 anos do município.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Fome na Argentina – Há 20 anos, uma matéria na Folha de São Paulo noticiava que, todos os dias, a fome matava três crianças na Argentina. A crise econômica que o país enfrentava deixava mais de 53% da população em situação inferior à de pobreza. Conforme a notícia, em menos de um mês, mais de 50 crianças haviam morrido por desnutrição no país.


Apresentações por todo o mundo

Vinte anos atrás, vários grupos folclóricos de Estrela se apresentavam em diversas cidades. Naquela época, já eram mais de 38 anos de atividade, com mais de 1,6 mil espetáculos apresentados. Conforme o jornal O Informativo, os grupos percorreram mais de 600 cidades ao longo dos anos.

Naquela época, eram mais de 440 dançarinos em Estrela. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


HÁ 50 ANOS

Campeonato Estadual de Bolão

Cinquenta anos atrás, Lajeado conquistava o 3º lugar no Campeonato Estadual de Bolão. A seleção era representada pelo Clube dos 15 e competia com outros 25 municípios.

O primeiro lugar ficou com a equipe de Novo Hamburgo e a segunda classificação com a seleção de São Leopoldo. A disputa ocorreu na Sociedade dos Caixeiros Viajantes de Porto Alegre. A equipe de Lajeado era composta pelas duplas: Pedro e Egon; Cirino e Sidnei; Schmidt e Marino; Jaci e Gräbin.

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Escândalo de Jackie – Cinquenta anos atrás, era manchete da Folha de São Paulo o vazamento de fotos nuas da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy. Ela era viúva do ex-presidente John F Kennedy, assassinado em 1963. Há 50 anos, Jackie estava casada com o magnata grego Ari Onassis e enfrentava problemas no casamento.

Na época, Jackie fora seguida por paparazzi durante sua estadia numa ilha grega e foi fotografada nua e sem consentimento pela imprensa. Anos depois, diversas obras denunciaram que Onassis, então seu marido, havia orquestrado as fotos para arruinar a reputação da ex-primeira-dama.

Acompanhe
nossas
redes sociais