Preço das terras cresce devido à elevação do valor da produção 

ENTREVISTA

Preço das terras cresce devido à elevação do valor da produção 

Especialista em negócios rurais Nilo Ourique analisa valorização fundiária e a expectativa com o novo governo

Por

Atualizado sexta-feira,
25 de Novembro de 2022 às 09:59

Preço das terras cresce devido à elevação do valor da produção 
Nilo Ourique, especialista em negócios rurais no Brasil (Foto: Henrique Pedersini)

O programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, recebeu o especialista em negócios rurais no Brasil, Nilo Ourique. Ele fala sobre a elevação no valor das terras com o crescimento do valor da produção agropecuária. O valor estimado para o ano é um pouco inferior ao de 2021 (R$ 1,188 trilhão), porém o segundo maior em uma série histórica de 30 anos.

Ourique explica que no último não houve uma elevação tão acentuado. No entanto, o cenário muda drasticamente se a comparação for feita com o valor das terras de três anos atrás. Relata que as áreas negociadas no Brasil, entre 80% e 90%, são de até 50 mil hectares. No RS, porém, as propriedades são em média menores, de 50 a 300 hectares. “No Mato Grosso isso é uma chácara”, define.
“Lá não baixa de 4 mil ou 5 mil hectares.”

De modo geral, é possível encontrar terras mais baratas no Mato Grosso, devido à extensão do estado. No entanto, há regiões como da cidade de Sinop-MT, que o valor  é equiparado ao centro-norte do RS – localização valorizada pela alta produtividade.

Novo governo

Em relação a mudança de gestão política, Ourique entende que a maior preocupação é com a questão ambiental. “Há um pressão muito grande no mundo. O produtor de uma maneira geral defende a natureza. [..] Mas para isso tem um custo, um preço alto. As pessoas falam do agro, mas não entendem. Boa parte que critica, fala da Amazônia, nunca foi lá.”

Ouça a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais