Governo busca elevação de área sob a ponte seca

LAJEADO

Governo busca elevação de área sob a ponte seca

Técnicos da ANTT vistoriaram local nesta semana. Intenção é elevar em dois metros a pista e passar da cota 22 para a cota 24, para ficar menos vulnerável a enchentes

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Atualizado sexta-feira,
25 de Novembro de 2022 às 08:17

Governo busca elevação de área sob a ponte seca
Técnicos da ANTT e representantes do governo municipal vistoriaram trecho nesta semana. Crédito: Leandro Ciceri
Lajeado

O governo municipal aproveitou a visita de técnicos da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) para reforçar o pedido para elevação da pista de acesso à ponte seca da rua Bento Rosa, no entroncamento com a BR-386. O trecho, em períodos de inundações, causa transtornos a motoristas e atrapalha o tráfego nas alças de acesso e saída da rodovia.

Hoje, a pista de acesso à ponte seca está na cota 22. O pedido do Executivo é elevar o pavimento em dois metros e passar para a cota 24, o que diminuiria o risco de prejuízos causados por eventuais enchentes do rio Taquari. A proposta será analisada pela agência, responsável por fiscalizar o contrato da CCR ViaSul, que detém a concessão da BR.

Engenheiro civil do Executivo e vereador, Isidoro Fornari (PP) acompanhou a visita dos técnicos da ANTT e acredita que há possibilidade do pedido ser acatado. “Tivemos uma negativa da CCR e agora vemos a possibilidade de conseguir esse pleito com a agência reguladora. Eles vieram de Santa Catarina para ver de perto o que estamos pleiteando”, frisa.

Fornari lembra que a cota 24 dá maior segurança para o trecho e evita possíveis interrupções, sobretudo porque a maior parte das enchentes fica abaixo da cota 22. “Se não tivermos isso, é possível que tenhamos um estoque de veículos parados na rodovia em época de enchentes, o que é muito ruim”.

Ciclovia

Além da elevação do trecho, foi apresentada à ANTT a proposta de uma ciclovia, que se interliga com a ciclovia regional que será construída entre Estrela e Imigrante. O secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Giancarlo Bervian, detalhou o projeto aos técnicos da agência.

O objetivo é dar maior segurança aos ciclistas, pois o projeto original da construção da terceira faixa na BR-386 removerá a alça existente da BR-386 à Bento Rosa, no sentido Estrela-Lajeado. “Pensamos em uma integração à ciclovia regional. E quanto menos andar junto ou em paralelo à BR, menos riscos de acidentes teremos”, salienta Fornari.

Terceira faixa

O pacote de obras da terceira faixa, nos 5,1 quilômetros entre Lajeado e Estrela, contempla também alargamento de pontes, ampliação de viadutos e construção de duas novas passarelas. Os trabalhos, executados pela Eurovias, iniciaram em agosto.

Até fevereiro, a CCR ViaSul pretende entregar 50% da obra, o que corresponde aos 3 quilômetros do trecho lajeadense na rodovia. O investimento previsto no aumento da capacidade de tráfego da BR é de R$ 100 milhões.

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