Governo lança plataforma de currículos que aproxima trabalhadores e empresas

ENCANTADO

Governo lança plataforma de currículos que aproxima trabalhadores e empresas

Gestores revelam desempenho da empregabilidade no município e apresentam ferramenta digital para cadastro de candidatos às vagas

Por

Governo lança plataforma de currículos que aproxima trabalhadores e empresas
Prefeito Jonas Calvi destaca necessidade de investimentos para qualificar mão de obra. Crédito: Júlia Amaral
Encantado

Encantado registrou alta na empregabilidade. Mais de 120 empresas foram criadas nos últimos seis meses, desde que foi formado o departamento de Desenvolvimento Econômico. Além disso, em comparação ao mesmo período do ano passado, foram 91% de empregos a mais. Os números foram apresentados na manhã de ontem, 23, em reunião no Centro Administrativo.

Conforme o gestor de Desenvolvimento, Eder Boaro, o departamento organizou uma ação de impulsionamento de negócios por semana, com o objetivo de tornar menos burocráticos os processos empresariais que passam pelo governo. “Alteramos o código tributário e estamos mapeando todas as áreas que podem ser leiloadas, para adquirir um espaço para um distrito industrial”, exemplifica Boaro.

No momento também foi lançado o novo programa de captação de emprego. Adquirido pelo governo municipal, a plataforma “Currículo Interativo” é capaz de conectar empregadores e empregados com interesses e competência compatíveis. A prefeitura disponibiliza o serviço por meio do aplicativo + Emprego Encantado.

Facilidade de conexões e de indicadores

A partir da realização do cadastro, o sistema de inteligência artificial da plataforma apresenta ao empregador candidatos aptos para vaga e, para o candidato, os empregadores com cargos de seu interesse.

O programa também é capaz de entregar indicadores de empregabilidade, além dos tipos de vagas e de mão de obra com maior volume. Para os encantadenses, o cadastro é gratuito e pode ser feito em casa ou no Serviço Nacional de Emprego (SINE). No currículo criado na plataforma, o candidato pode escolher por disponibilizar um botão de WhatsApp.

“O grande diferencial desta plataforma é a facilidade de uso. Para cada etapa do cadastro há um toturial. É possível atualizar o currículo constantemente, as empresas receberam recomendações e escolhem o perfil que deseja”, destaca Boaro. Para ele, a plataforma deve fazer sucesso entre jovens que buscam o primeiro emprego. A secretaria de educação também se organiza para divulgar o programa em escolas de ensino médio.

O prefeito Jonas Calvi lembra das dificuldades que perduram mesmo diante das facilidades tecnológicas. “Esse é um ótimo recurso, mas ainda precisamos qualificar a nossa mão de obra”, destaca. Municípios como Estrela, Lajeado e Vespasiano Corrêa já possuem o “Currículo Interativo”. Empresas e candidatos de todas as regiões, inclusive fora do estado, podem aparecer como recomendação tanto para quem busca emprego quanto para quem quer empregar, mas a prioridade sempre será para quem é de Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais