Lula, o Brasil e a Copa

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Lula, o Brasil e a Copa

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em 27 de outubro de 2002, Lula ganhou a presidência pela primeira vez, batendo José Serra no segundo turno. Ele repetiu a dose quatro anos depois na disputa contra Geraldo Alckmin (PSDB), que será o seu vice. Foi em 2002 o ano em que o Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final.

Que tipo de relação existe entre a vitória de Lula e a conquista de uma Copa? Em termos de futebol, nenhuma. Apenas uma coincidência para os mais fervorosos torcedores pensarem que pode dar certo e vir o hexa neste ano. Mas para o ânimo do novo governo e de boa parte do povo brasileiro conta muito. Até para aqueles que não assistem e dizem não torcerem pela Seleção, a conquista de um mundial é significativa. Afinal o país do futebol precisa manter sua hegemonia.


Minha contribuição

Horas após o término da Expovale+Construmóbil, fica aqui minha contribuição para os eventos futuros. Melhor climatização nos ambientes, novos banheiros (os mais decentes são do pavilhão 3), praça de alimentação descentralizada e mais próxima dos expositores, horário estendido de fechamento nas sextas, sábados e, se tiver, em véspera de feriado. E quando tiver recursos, um amplo e moderno centro de eventos na pista onde hoje se instala o parque de diversões. Com estacionamento e espaço para expositores.


De saída

Luias Henrique Wermann pediu exoneração da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia. Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, justificou que o pedido ocorreu pela vontade de assumir o cargo de vereador, para o qual foi eleito em 2020. Ele é titular da câmara de Teutônia e estava no cargo de secretário desde a posse do prefeito.

A saída foi um dia após a competição de skate downhill, que não chegou ao seu final e gerou muitas manifestações e descontentamento dos competidores. Mesmo não sendo organizado pela prefeitura, o torneio teve apoio do poder público e na comunidade os comentários são de que o secretário ficou descontente com o ocorrido, fato que mancha a imagem do município perante os atletas e torcedores. Luias diz que a saída não está relacionada com o problema do final de semana.


Mais um

Mais uma estátua de Cristo será inaugurada nos próximos dias, o Cristo Fé, em Coronel Bicaco. Em breve o Rio Grande do Sul terá o maior número de Cristos por quilômetros quadrados do mundo.


Indicação de um civil

Se Lula nomear para o Ministério da Defesa algum desafeto antigo das Forças Armadas a ronha será grande. Hoje um civil para esse ministério já deixa o conjunto das Forças Armadas muito nervoso.


Na transição

Ex-prefeitos de Venâncio Aires, Airton Artus e Giovane Wickert fazem parte da equipe de transição do governo do Estado. Artus, primeiro suplente de deputado estadual do PDT, faz parte da equipe nas áreas da educação e saúde. Wickert, segundo suplente de deputado estadual pelo PSB, faz parte da transição nas áreas ambiental e infraestrutura; econômico; fiscal e gestão; educação e primeira infância; social e qualidade de vida. O PDT acredita que Leite chamará um dos eleitos para secretário e Airton assuma como deputado.


Sem parar

Será a primeira vez desde que tem a Copa do Mundo que o Brasil não vai parar durante o certame no Catar. Não vejo entusiasmo nas pessoas das minhas relações falando no assunto Copa do Mundo. Uma pena, mas é isso que estou presenciando.

Acompanhe
nossas
redes sociais