Turismo na água e nos trilhos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Turismo na água e nos trilhos

Por

O Vale do Taquari precisa acordar de vez para o turismo. Os mais recentes movimentos resgataram alguns potenciais que restavam adormecidos ao longo do tempo, e hoje demonstram um alto potencial para gerar renda (e muita renda) para diversas cadeias ligadas – ou não – ao setor turístico. O Trem dos Vales, o Trem da Imigração e o Cisne Branco proporcionaram novas experiências para mais de 40 mil pessoas em poucas semanas de atuação. É um fenômeno que, reforço, estava adormecido diante dos olhos de gestores, empresários e público em geral. E não podemos mais perder tempo.


Atenção nos balneários (e não balneários)

O Vale do Taquari é abençoado com uma vasta diversidade de balneários naturais e artificiais. Da mesma forma, possuímos muitos espaços para banho sem qualquer infraestrutura de segurança. Entre esses pontos, destaque para o Rio Taquari, que possui uma gama considerável de pontos desejados pelos banhistas.

A maioria (para não dizer todos) não possui boias, guarda-vidas ou demais ferramentas para garantir tranquilidade aos frequentadores. Neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar um corpo sem vida em Encantado, em um desses pontos sem infraestrutura para o lazer e entretenimento. É um novo alerta para um problema que tende a piorar com a chegada do verão.


Bastidores da Expovale I

Presidente da Expovale 2022, o advogado e voluntário Miguel Arenhart se emocionou durante a coletiva de imprensa no encerramento da feira regional, realizada no fim da tarde de domingo. E com razão. A edição foi histórica. Foram gerados R$ 98 milhões em negócios durante o evento, um número bem superior ao registrado na edição anterior, em 2018, quando a organização contabilizou R$ 57,1 milhões em negócios. Da mesma forma, e agora com o advento da Construmóbil, o número de visitantes passou de 87,5 mil para 102 mil.


Bastidores da Expovale II

A junção entre a Expovale e Construmóbil dividiu opiniões antes, durante e agora seguirá em debate após o fim do evento. Há bons argumentos para ambos os lados. Há quem goste do maior número de visitantes (a feira mobiliária registrou 27 mil pessoas na sua edição solo, em 2019). E há quem reclame do excesso de pessoas e a consequente dificuldade de atender bem a todos. Com isso, se queixam de pouca assertividade no momento de efetivar uma eventual venda. É um debate que envolve entidades e poder público. E cuja decisão precisa ser rápida.


Bastidores da Expovale III

Outros debates devem prosseguir durante os próximos meses. Entre esses, a necessidade (ou não) de construir um novo e moderno centro de eventos para Lajeado e região. Mais uma vez, e como é de praxe nas últimas edições, o Parque do Imigrante foi alvo de muitas críticas por parte dos expositores, autoridades e visitantes. Além das péssimas condições dos banheiros, e do insuficiente serviço de climatização dos pavilhões, a principal feira do Vale do Taquari não contou com um auditório minimamente condizente com a pujança do evento.


Bastidores da Expovale IV

Presidente da Construmóbil 2022, Joni Zagonel falou muito sobre a necessidade do Vale do Taquari gerar novos líderes. Especialmente os líderes que se destacam em trabalhos voluntários à frente das mais distintas entidades e, por consequência, à frente das feiras e eventos regionais. Zagonel teme que este “DNA” regional se perca com as novas gerações. E ele está mais do que correto. A pujança do Vale está diretamente ligada a este nosso espírito associativista. Não podemos sequer pensar em perdê-lo. E o alerta já está acesso.


TIRO CURTO

• Em Encantado, um projeto de lei que tramita na câmara de vereadores prevê mudanças nas regras do estacionamento rotativo. Entre essas, a cobrança de multa direta (conforme o código nacional de trânsito) para quem levar três advertências por falta de pagamento.

• A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima em 680 mil o número de vagas para contratações temporárias em todo o país, especialmente neste período de fim de ano. É a maior expectativa em nove anos, com 150 mil vagas a mais do que em 2021. No Vale do Taquari, uma curiosidade: as empresas buscam vagas permanentes.

• No fim, “deu ruim” na decisão dos vencedores e posterior entrega da premiação do Teutônia Pro 2022, o evento mundial de downhill realizado na ladeira da Linha Harmonia. É importante esclarecer com transparência os fatos para evitar danos maiores. É um evento tradicional e que precisa seguir no Vale do Taquari.

• No próximo dia 28, às 9h, no auditório do prédio 7 da Univates, ocorre uma coletiva de imprensa para lançamento de dois novos movimentos da universidade: o Saúde Univates e o Laboratório Univates.

• Vereador em Lajeado, Vavá (MDB) protocolou um projeto de lei para criar o “Banco de Ideias Legislativas”. Em suma, o mecanismo permite que os contribuintes e entidades utilizem canais (provavelmente via site eletrônico) para “pautar” os debates e propostas geradas pelos parlamentares. É uma boa ideia.

• O acidente com um trem da empresa Rumo, entre Guaporé e Dois Lajeados, precisa ser devidamente explicado pela concessionária. Garantir a segurança dos trilhos da região interessa e muito ao setor empresarial e, mais recentemente, ao setor turístico do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais