Minutinho

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Minutinho

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Jornal também pode atrair a leitura de crianças, ainda mais se for produzido especialmente para elas. Com o intuito de estimular a leitura, o jornal A Hora criou o Minutinho. Com formato menor que o exemplar tradicional e recheado com historinha, personagens e atividades lúdicas, foi lançado durante a Expovale. Pela recepção durante a distribuição, o jornal infantil caiu no gosto de pais e filhos. Muitas pessoas elogiaram a iniciativa, e profissionais ligados à educação levaram exemplares para trabalhar com seus alunos em sala de aula.

Leitura e temática

Conforme pesquisas, a leitura em papel deixa mais e melhores impressões na memória se comparada com meios digitais. Para este jornal kids, escolhemos a temática meio ambiente, tão importante na formação de cidadãos conscientes sobre a importância do cuidado com a natureza. Ficou curioso? Passe na nossa sede e pegue um exemplar gratuitamente ou entre em contato pelo 3710-4200.


Avanços da  sustentabilidade

A sustentabilidade é um caminho sem volta. Mais cedo ou mais tarde, os processos produtivos terão que se alinhar, sob pena de sofrer reflexos negativos em seus negócios. Conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), seis em cada dez empresas têm uma área ou departamento dedicado ao tema, o que representa 60%. Mesma pesquisa feita no ano passado apontou que 34% das indústrias no país tinham este cuidado. Aumento considerável!


Elos da corrente

Aumentou de 26% para 52% a proporção de empresários que relataram exigir certificados ambientais de fornecedores e parceiros para selar um contrato. Comparando os levantamentos de 2021 e 2022, subiu de 20% para 35% o número de executivos que concordam que os consumidores atribuem peso alto ou muito alto a critérios ambientais na hora da compra. Porém, apenas uma em cada dez empresas deixou de vender algum produto por não ter certificação ou deixar de seguir requisitos ambientais.

Na prática

Redução de resíduos sólidos, melhoria de processos de produção para otimizar o consumo de energia e de água e uso de fontes renováveis de energia foram as principais ações adotadas.

Energia limpa

A preocupação com a energia limpa é o principal foco dos investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos, aponta a pesquisa da CNI.


Na Expovale

Não por acaso, na Expovale, encerrada neste domingo em Lajeado, os visitantes puderam conhecer diversas empresas do ramo de energia fotovoltaica. O setor está em franco crescimento. Entre as principais linhas de crédito concedidas pelo Sicredi, durante a feira, destaca-se a destinada para instalação de energia solar.

Carro elétrico

Os carros elétricos expostos na feira também chamaram a atenção. Custo, autonomia, recarga e desempenho foram os principais questionamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais