Lajeado deverá ser a única cidade da região a não concluir recenseamento em 2022

CENSO 2022

Lajeado deverá ser a única cidade da região a não concluir recenseamento em 2022

Levantamento das informações foi concluído em Canudos Do Vale, Doutor Ricardo, Sério e Vespasiano Corrêa. Prazo inicial é 23 de dezembro

Por

Atualizado terça-feira,
22 de Novembro de 2022 às 06:35

Lajeado deverá ser a única cidade da região a não concluir recenseamento em 2022
Crédito: Felipe Neitzke/Arquivo Grupo A Hora
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O trabalho de visitas aos domicílios para coleta de informações referentes ao Censo Demográfico 2022 não deverá ser concluído até o final do ano em Lajeado. A projeção é do Coordenador do Censo Demográfico na região, Paulo Ricardo Hamester. Segundo ele, das 24 cidades que integram a região, apenas Lajeado deverá ter trabalho adiado para 2023. A grande demanda somada ao baixo número de recenseadores são as causas apontadas para o atraso em relação aos demais municípios.

De acordo com levantamento do IBGE, Lajeado completou 62,7% do total, na frente apenas de Imigrante que acumula 62,4%. A maior dificuldade está nos bairros mais distantes da área central. “Os candidatos optaram por locais mais perto do centro e, além disso, a equipe tem encontrado dificuldades para encontrar algumas pessoas em casa”, analisa.

À medida que outros municípios concluem o levantamento das informações, os profissionais são convidados para reforçar o trabalho em Lajeado. O prazo estabelecido inicialmente era 23 de dezembro. Hamester acredita que seja possível encerrar as visitas no início do próximo ano.

Quatro cidades com recenseamento concluído
Os questionários foram aplicados em todas as residências de quatro cidades da região: Canudos do Vale, Doutor Ricardo, Sério e Vespasiano Corrêa. Já em Arroio do Meio, Capitão e Nova Bréscia, mais de 90% da pesquisa foi realizada.

Entre as cidades com maios número de habitantes, Encantado aparece com 76,7%, Estrela (75,7%) e Teutônia (75,1%).

Ouça a entrevista com o Paulo Ricardo Hamester, coordenador regional do Censo Demográfico:

Acompanhe
nossas
redes sociais