Geoeconomia

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Geoeconomia

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Novembro de 2022 às 20:00

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Tava na cara que as obras de duplicação da BR-386, entre Estrela e Tabaí, há alguns anos, iria provocar mais cedo ou mais tarde algumas mudanças na geoeconomia regional.

E agora com as muito bem-vindas obras de melhorias também no trecho entre Lajeado e Estrela pela CCR-Sul essas mudanças potenciais vão se ampliar.
Muitos ¨fundinhos de quintal¨ vão virar áreas nobres e várias ¨frentes de asfalto¨, até hoje meio esquecidas no tempo em função da topografia e acessibilidade original, vão mudar de figura no cenário da ¨paisagem¨ regional.

Ligando meu Achômetro de precisão: a bússola do futuro está apontando claramente para um determinado ¨norte¨ geográfico.


Um pouco de história, não custa lembrar

No tempo em que foi implantada a BR-386, na época conhecida como Estrada da Produção e Rodovia Presidente Kennedy, alguns por aqui tiveram o prazer de conviver com engenheiros e projetistas norte-americanos e locais. Lá se vão mais de 50 anos e muitas histórias pouco conhecidas e que provavelmente vão se perder no tempo.

Vou lembrar apenas de algumas, sem entrar em detalhes: por que esse eixo de desenvolvimento vai passar por aqui? Pra que uma então Av. Presidente Franklin Roosevelt com essa bruta largura (hoje Sen. Alberto Pasqualini)? Pra que um ¨trevão¨desse tamanho na futura entrada principal da cidade? Pra que uma faixa de domínio de 75 metros nos trechos urbanos? Pra que isso, pra que aquilo?

As explicações eram bem profundas e esclarecedoras, e a conclusão bem simples: já vivenciamos isso anteriormente em muitos outros , apenas aguardem alguns anos, isso vai fazer uma brutal diferença no futuro.

E fez…


Entre metáforas e analogias

O poder é um rochedo, somente águias, cobras e ratos chegam no topo. Não sei quem disse isso, mas foi há muuuuito tempo. E é claro que é uma metáfora bem interessante.

Águias costumam ser ¨pelo certo¨, como se diz na linguagem popular. Tem um histórico respeitável, voam à luz do dia, com transparência. Fazem seus ninhos no alto das árvores, à vista de todos.

Cobras e ratos precisam ser furtivos e agir na escuridão para serem bem-sucedidos em seus objetivos. Ninhos bem escondidos e histórico muito nebuloso.
Por analogia, essa metáfora se aplica muito bem no ambiente político.


CUI BONO?

A expressão é italiana, significa ¨quem se beneficia?¨, ou quais interesses isso ou aquilo realmente representa? Pelo que me disseram é uma modernização da antiga expressão latina Qui Prodest? Deve ser… já não sou bom em português, vou lá eu entender de latim?

Só lembrei da expressão por volta e meia ver determinadas narrativas travestidas de notícias e alavancadas como pautas a serem disseminadas aos quatro ventos por determinados meios de comunicação meio graúdos que existem nesse mundo de Deus.

Como diz o meu Cumpádi Belarmino: melhor não enfiar goela abaixo tudo o que é servido como ¨prato do dia¨, dá uma provadinha antes.


PORTEIRAS FECHADAS?

Quem é corretor de imóveis rurais conhece bem a expressão ¨porteira fechada¨, quando a propriedade é colocada à venda com tudo o que tem dentro dela.
Pelo jeito na política nacional e para vários milhões de brasileiros a expressão adquiriu outro sentido, a julgar pelas manifestações concentradas em determinadas porteiras e escadarias. Essas porteiras existem em tribunais, em assembléias, em templos, e em várias outras instituições por esse Brasil afora.
Por que será que muitos escolheram se concentrar em uma única delas? Pergunta não é ofensa: será porque para todos eles é uma das poucas, talvez a única,  que ainda detém alguma credibilidade?

CINE BRASIL

Viva a PEC Fura Tetos! (duplo com) Fatura por conta do ¨Povo¨!


SAIDEIRA

Incrédulo x Crente:
– A fé remove montanhas!
– Mas não aterra precipícios…
– Segura na mão de Deus e vai!
– Ele tem escavadeira hidráulica e trator de esteira…?

Acompanhe
nossas
redes sociais