20 dias de protestos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

20 dias de protestos

Por

Os protestos populares que iniciaram logo após a vitória de Lula (PT) no pleito nacional completam 20 dias neste fim de semana. E a persistência dos manifestantes merece atenção. Diferentemente das manifestações de outrora, o movimento em tons verde e amarelo ocorre, em sua quase totalidade, de forma orgânica, ordeira e espontânea. E costuma levar verdadeiras multidões aos mais variados pontos públicos Brasil afora. No Vale do Taquari, por exemplo, o sentimento de inconformidade se concentra no acesso ao bairro Conventos, em Lajeado. E não há previsão para acabar.

Durante a semana, por óbvio, a presença de manifestantes às margens da nossa BR-386 é menor. Afinal, a imensa maioria precisa trabalhar para garantir o sustento de suas empresas e de suas famílias. Mas, de forma presencial ou não, eles estão lá. Aos finais de semana, porém, e desde o conturbado início de novembro, o número de manifestantes nas ruas e rodovias aumenta de forma vertiginosa. E não é diferente em Lajeado. Nos últimos sábados, domingos e feriados, o povo de verde e amarelo literalmente tomou as margens da estrada, sem bloqueios, e de forma pacífica. E será assim neste fim de semana.

Divulgação/Whatsapp


“A Copa do Mundo é nossa…”

Não sei vocês. Eu já separei a minha camiseta da seleção brasileira de 1994 para torcer como nunca pelo Brasil. Intrigas e críticas acerca das sedes são históricas, e, muitas vezes, costumam ser justas. Investimentos públicos bilionários, regimes políticos pra lá de suspeitos, e até determinadas teorias da conspiração costumam acompanhar todo e qualquer grande evento mundial na área do esporte. Inclusive, nas Olimpíadas. Mas o bom futebol não tem nada a ver com isso. Nem a minha paixão pela “amarelinha”.


Um novo São Cristóvão

As imagens impressionam. Por meio de captações do Google Street View, o colega Mateus Souza captou dois cenários distintos no bairro São Cristóvão, em Lajeado. O primeiro mostra o terreno da antiga fábrica Souza Cruz, que funcionou a pleno no século passado, e o segundo (e atual) demonstra a valorizada Av. Piraí, que foi transformada a partir dos volumosos investimentos por parte do Sicredi, da Unimed, da Lyall, e, mais recentemente, outros empreendimentos ligados a diversos setores da nossa economia. A nova avenida transformou aquela região da cidade. E tem muito mais por vir.

 


TIRO CURTO

• O governo de Lajeado enfim iniciou os procedimentos para instalação de uma “superparada” de ônibus na Av. Benjamin Constant, quase esquina com a Rua Pinheiro Machado, ao lado da sede do Grupo A Hora. A estrutura é semelhante àquela instalada em frente à padaria Suíça.

• O clima dentro do PSDB de Lajeado já foi melhor. E a disputa interna pela presidência da câmara entre os vereadores tucanos Márcio Dal Cin e Paula Thomas é um dos ingredientes.

• Nos bastidores da câmara de Lajeado, urge a pergunta: o MDB vai formar chapa para disputar a próxima cadeira da presidência da câmara de vereadores?

• Durante a visita do vice-governador eleito do RS à Expovale + Construmóbil 2022, na quinta-feira, alguns encontros chamaram a atenção. Entre esses, uma conversa bastante amigável entre os coordenadores regionais do PT, Jones Fiegenbaum, e do MDB, Celso Cervi.

• A cidade de Estrela será sede do 29º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul. O evento ocorre nos dias 29 e 30 de novembro, no Estrela Palace Hotel. Eduardo Leite (PSDB), governador reeleito do RS, é aguardado no segundo dia da programação.

• Deputado federal com forte ligação com o Vale do Taquari, Giovani Cherini reassumiu a presidência do PL no RS.

• Em Taquari, o novo condomínio empresarial, às margens da Av. Farrapos, já conta com 15 empreendimentos interessados. Aliás, a cidade-mãe do Vale do Taquari não para de crescer.

• Aproveite para conhecer a Expovale + Construmóbil 2022. O clima de otimismo nos pavilhões do Parque do Imigrante vai fazer bem a você. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais